Pêssego, pera, ameixa no pomar (4)

Trabalho com os nomes e personagens da história

No caderno de orientações do Trilhas (veja AQUI) existe a sugestão de se trabalhar com os personagens do livro (ilustrações e fichas de nomes). As crianças têm que relacionar cada personagem ao seu nome.

Preparei as fichas com os nomes de alguns personagens (BRUXA FEITICEIRA, PEQUENO POLEGAR, PASTORA, CINDERELA, JOÃO, MARIA E TRÊS URSINHOS) e o xerox das ilustrações de todos personagens.

Fiz uma impressão colorida dos personagens e pedi o xerox na escola para garantir a qualidade da imagem.

xerox3

 

 

 

Clique na imagem para download.

 

 

Dividi a turma em grupos de dois alunos, e as crianças organizaram na mesa as fichas com os personagens e os nomes.

personagens2

Após o trabalho pronto, a turma identificou os personagens que ficaram sem a ficha do nome.

personagens e nomes

E organizamos as fichas em ordem alfabética.

personagens em ordem alfabética 

 

 

 

Aqui as crianças precisaram descobrir como ordenamos dois nomes iniciados com a mesma letra…

 

 

 

 

 

E fizemos o registro no caderno.

personagens em ordem alfabética1

Pêssego, pera, ameixa no pomar (3)

Dei como dever de casa essa atividade:

A história que estamos trabalhando acontece em um pomar. Escreva no caderno, do seu jeito, o nome de três frutas que podem ter nesse lugar.

No dia seguinte, conversei com a turma sobre o termo “pomar”. As crianças puderam contar o que havia nesse lugar e se já haviam ido a um.

Depois pedi que a turma, dividida em duplas, usando o alfabeto móvel, formasse nomes de frutas. Cada fruta seria registrada pela dupla em uma folha.

20161107_15293220161107_15383120161107_153919

No dia seguinte, fizemos uma lista das frutas no caderno, explorando o número de sílabas e o som das letras.

um pomar tem  um pomar temA

 

- Vou trabalhar amanhã o nome de algumas frutas.

02A

 

 

 

  • Leitura das fichas.
  • Ditado de algumas frutas para que a criança identifique a palavra e colora a ficha.
  • Organização das fichas em ordem alfabética.

 

02

Pêssego, pera, ameixa no pomar (2)

Ordenar a história

15101917_1464073066939672_1379405143_o

No material do Projeto Trilhas enviado para a escola, encontram-se as fichas com ilustrações da história “Pêssego, pera, ameixa no pomar”.

Na caixa vieram 4 jogos de fichas e como a escola que trabalho recebeu duas caixas, dividi minha turma em grupos com no máximo três crianças.

Preparei o material antecipadamente colocando as fichas em envelopes e distribuí nos grupos. Quando as crianças abriram o envelope, adoraram a surpresa e à medida que descobriam as figuras comentavam cada ilustração e muitos grupos começaram a organizar a história mesmo antes de eu solicitar.

 

20161109_140541

Após os grupos organizarem a sequência, a história foi recontada com a ajuda das crianças.

Pêssego, pera, ameixa no pomar

Pêssego, pera, ameixa no pomar


Título: Pêssego, pera, ameixa no pomar
Autores: Janet e Allan Ahlberg
Tradução: Ana Maria Machado
Editora: Moderna




Este livro tem na maioria das escolas. Faz parte do acervo do Projeto Trilhas que recebemos nas escolas no ano de 2012. Junto com os livros, vieram muitos jogos pedagógicos, cadernos de orientação para o trabalho com o material e cartelas para atividades, tudo voltado para o trabalho com alfabetização.

http://www.portaltrilhas.org.br/
No site você poderá conhecer todo o material e fazer download de jogos e cadernos.

Clique aqui para fazer download do caderno “Histórias Rimadas” do trilhas onde encontram-se sugestões para o trabalho do livro.


História completa AQUI.
Apresentei a história utilizando o projetor para que as crianças tivessem uma melhor visualização das ilustrações.



  1. À medida que fui contando, as crianças foram procurando os personagens. Essa atividade foi uma festa e cada criança queria dar um palpite.
  2. Depois distribuí para a turma uma ficha em que aparecia  o título da história sem espaçamento entre as palavras.
Pedi que elas identificassem a palavra AMEIXA:
  • Qual é o número de sílabas desta palavra? (Minha turma sempre confere batendo palmas)
  • Inicia com que pedacinho?
  • Qual a última sílaba? Qual a letra que tem som nesta sílaba?
  • Depois pedi que as crianças destacassem a palavra usando um lápis de cor.
  • Após ter trabalhado com cada palavra do título, a ficha foi colada no caderno e o título foi reescrito observando-se o espaçamento entre as palavras.

   

    Pêssego, pera, ameixa no pomar  Pêssego, pera, ameixa no pomar

 


     

     
     
     

      Maricota com Matemática

      Neste ano estou trabalhando com atividades mais voltadas para a leitura e escrita, e minha turma tem uma professora específica para trabalhar com a Matemática.

      Meus alunos passam o dia na escola, e com isso resolvemos dividir os conteúdos para ficar mais leve para as crianças e para a gente.

      Com o trabalho com o livro da Maricota, aproveitando o material que eu já tinha, resolvi fazer algumas atividades para colaborar com a professora de matemática.

      Atividades com:

      Atividades de Matemática

      Ordinais

      Quantidades

      Mais e menos

      Ordem crescente e decrescente

      Formas geométricas

      Adição

      O sanduíche da Maricota–Atividades

      Trabalhei algumas atividades utilizando desenhos do livro.

      Mural de palavras:

      Download aqui

      Variei bastante os tipos de atividades pois minha turma encontra-se em níveis bem variados de escrita.

      banner

      Clique para fazer download das atividades.

      20160906_161348_HDR

       

       

      Atividade para formar novas palavras.         sanduíche de palavras

       

       

            Jogo das sílabas  jogo das sílabas (sanduíche)

       

      20160906_161502_HDR20160906_161825_HDR   

       

       

      Quebra-cabeça e escrita de frase.

       

       

       

      20160906_161357_HDR

       

      Identificação de rimas e registro de novas rimas.

       

       

       

      20160906_161438_HDR

       

       

      Lista de recheios de sanduíche (parte do dever de casa)

       

       

       

      Leitura de palavra, divisão em sílabas e formação de novas palavras.

      fichas1

      • Cada criança ganhou uma ficha com a palavra MARICOTA.

       

       

       

      • Observar junto com as crianças o número de letras e de sílabas na palavra MARICOTA.
      • Recortar as sílabas da palavra e formar novas palavras utilizando essas sílabas.
      • Registro das palavras formadas:
        • RITA
        • MATA
        • COTA
        • COMA
        • TACO
        • RIMA
        • RICO

      O sanduíche da Maricota

      capa do livro

       

      Livro: O sanduíche da Maricota

      Autor e Ilustrador: Avelino Guedes

      A galinha Maricota fez um sanduíche caprichado. Mas, quando ia comer…, vieram o bode, o gato, o cachorro, cada um com seu palpite, querendo mudar o recheio do sanduíche. Maricota ficou muito irritada e deu um jeito nos palpiteiros.

      Para trabalhar com o livro utilizei uma Oficina Literária de uma professora que trabalhou comigo antes de eu aposentar.

      Com autorização dela, coloquei aqui um trecho para quem quiser trabalhar com o mesmo livro.

      Oficina Literária

      Incentivação:

      Quem gosta de comer sanduíche? E quem sabe preparar um sanduíche bem gostoso?

      A galinha Maricota preparou um sanduíche. Mas, antes de conseguir comer, a bicharada toda começou a chegar e dar palpites para tornar o sanduíche da Maricota mais gostoso (para eles, é claro). O resultado é difícil de explicar. Só mesmo vendo. E vamos ver agora mesmo!

      Apresentação do livro:

      • Exploração da capa:

      a) Título: O sanduíche da Maricota

      b) Autor: Avelino Guedes

      c) Ilustrador: Avelino Guedes

      d) Editora: Moderna

      e) Edição: 4ª

      • Leitura de imagens pelos alunos.

       

      • Leitura do texto pela professora.

       

      • Comentário sobre o texto:

      a) O que vocês acharam do sanduíche da Maricota?

      b) Com o que a Maricota preparou o sanduíche?

      c) Quais os bichos que apareceram na casa da Maricota?

      d) E por que os animais deram tantos palpites?

      e) Quem comeu o sanduíche afinal?

      Trecho da Oficina Literária elaborada pela professora Verônica Azevedo de Souza

      - Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora – 2005

      • Entreguei o título da história para que cada criança recortasse, montasse no caderno e fizesse a ilustração.

      TÍTULO  título  título1

      Baralho do Seu Alfabeto

      Sabe aqueles minutinhos da sua aula, antes da merenda ou antes de ir embora, que já não dá pra fazer muita coisa?

      Esse momento é ótimo pra trabalhar uma atividade rápida e que as crianças adoram.

      Podemos utilizar esse baralho que vai ajudar as crianças a fixarem as letras do alfabeto.

      De um lado o presente que o Seu Alfabeto recebeu e do outro a letra que o presenteou.

      As crianças olham o presente e falam a letra, ou vice-versa.

      20160718_132015

      BARALHO - CLIQUE AQUI

      O baralho pode ser usado também para sortear as letras em jogo de bingo e também no Jogo do Lince.

      aeb2347c-61f3-450d-be06-1c7fd15030fc

      LINCE

       

       

       

      O Jogo do Lince pode ser impresso tamanho A4 ou maior, para melhor visualização.

      Vogais em CD

       

      13064102_1286297134717267_1502172617_o

      A

       

       

       

      CLIQUE AQUI para baixar

       

      - Uso em sala essa atividade com as crianças que estão com dificuldade em reconhecer as vogais.

      Coloco o jogo em uma mesinha e convido, durante a aula, algumas crianças para jogar.

      -Fonte: http://www.teachingwithnancy.com/product/turkey-time-elar-stations/

      Álbum de Figurinhas

      banner

      Já apresentei a sugestão desse álbum aqui no blog.
      Mas como é uma atividade que dá muito certo, resolvi retornar para reforçar a ideia.
      Aproveito também para sugerir outras atividades que poderão ser trabalhadas utilizando o álbum.

      Comecei apresentando o vídeo: AEIOU PATATI PATATÁ
      Revemos o vídeo revisando as palavras apresentadas para cada vogal.
       
       
       
      12903405_1268135673200080_1092714529_o
       
      Após a apresentação do vídeo do Patati, Patatá montei com a ajuda das crianças, o mural com as palavras que serão trabalhadas no álbum de figurinhas.
      Minha turma está toda no nível pré-silábico da escrita e a comparação das palavras no mural e no álbum de figurinhas ajuda muito na identificação de cada palavra para a colocação da figurinha no local certo do álbum.
       
       
       
       
       
       
       
       
       
      Na próxima etapa cada criança recebe seu álbum e todos os dias eu levo para cada criança um envelope com 3 figurinhas.
      As crianças recebem, trocam as figurinhas repetidas (com orientação para que nenhuma fique no prejuízo), colorem as que vão colar no álbum.
      Antes de colar, muitas crianças levam o álbum para perto do mural para comparar a palavra do mural com a do álbum e colam no local certo.
       
       
      12903420_1268136896533291_806446323_o
       
       
      Crianças trocando as figurinhas repetidas.

       

       

       

       

      • Download do álbum de figurinhas - CLIQUE AQUI

      • Download das figuras para o mural - CLIQUE AQUI

      • Download das atividades- clique na imagem abaixo.

      8BANNER