Letra C


- Na semana passada comecei a trabalhar com a letra C com a minha turma. Meus alunos ainda usam muito a letra K no lugar do C, o que é bem compreensível…
Aí em um dever combinei que eles trouxessem uma surpresa que tivesse o nome começado com a letra C. Nem todo mundo trouxe, mas eu já notei que rapidinho eles fixam a letra e não esquecem mais.
LETRA C


Uma aluna levou como surpresa um CINTO. Com isso já aproveitei para trabalhar o som do CE e do CI. Por isso escolhi a parlenda “Corre cutia”, que tem as palavras CORRE, CUTIA, CASA, CAIU, CORAÇÃO e mais: a letra C com som de S - CIPÓ, LENCINHO e de quebra ainda tem o Ç - MOÇA e CORAÇÃO.
Já consegui fazer algumas atividades para a próxima semana. Estou postando aqui:

PARLENDA

- Perguntar se as crianças conhecem a brincadeira “Corre cutia” e conversar sobre as regras da brincadeira.
- Antes de ler a parlenda, perguntar se existe alguma palavra que eles já sabem ler sozinhos.
- Fazer a leitura oral e convidar outras crianças que desejem fazer o mesmo.
- Destacar as palavras que rimam usando lápis de cor.

- Audição da música: “Corre cutia” – Hélio Ziskind
CLIQUE PARA DOWNLOAD DA MÚSICA


Corre cutia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita
Do meu coração
- Posso jogar?
- Pode
- Ninguém vai olhar?
- Não!

  • Outras versões para a parlenda:

“Corre cutia, na casa da tia.

Corre cipó, na casa da vó.

Lencinho na mão, caiu no chão

Moça bonita do meu coração.

Galo que canta corococó

Chupa cana com um dente só.”

 

“Corre cutia,

de noite e de dia

Debaixo da cama

de dona Maria.”


  • Fazer a brincadeira junto com as crianças:

Crianças em círculo e sentadas no chão. Uma criança com um lenço, ou com qualquer outro objeto, percorre o círculo pelo lado externo, enquanto as crianças cantam a parlenda. A criança com o lenço pergunta:
- Pode jogar?
As crianças da roda dizem:
- Pode.
- Ninguém vai olhar?
- Não!
Deixa então o lenço cair atrás de alguém da roda. Este deverá perceber, pegar o lenço e correr atrás de quem jogou antes que este sente no seu lugar. Se conseguir pegar aquele que jogou, ele será o próximo a jogar o lenço, se não conseguir, quem jogou o lenço continuará segurando o lenço para jogar atrás de outra pessoa.

- Essa brincadeira também é conhecida por "Lenço atrás".
 
- Perguntar às crianças se elas sabem o que é uma cutia.
  • De acordo com a Enciclopedia Larousse, cutia é o nome comum a três espécies de mamífero roedor. (Var. COTIA)

-Clique para Outras atividades com a letra C.

Trabalhando com as vogais–Parte 4


Ditongo e tritongo

DITONGO- Jogo das vogais (ditongo e tritongo):
  • Distribuir para as crianças as cartas das vogais que poderão ser preparadas com antecedência, colorindo, recortando, colando em palitinhos…
  • Conversar com as crianças sobre as vogais:
- Temos no alfabeto 5 vogais. Quando elas estão sozinhas não nos dizem muita coisa, mas se nós juntarmos uma com a outra… O que será que pode acontecer? Vamos ver?

  • Quando encontramos com alguém, devemos cumprimentar certo? Vamos juntar duas vogais para formar uma palavra que usamos para cumprimentar as pessoas:

OI

  • E quando a gente se machuca? Ou quando nos assustamos? O que dizemos? Ajunte duas vogais e forme a palavra:
AI
  • Existe outra palavra que indica que machucamos. Ajunte duas vogais e descubra a palavra:
UI
  • E a “conversa de cachorros”? Como será?
AU
  • Qual é a expressão usada por mineiros? São três vogais:
UAI
  • Expressão usada para chamar alguém. Chamar a atenção de alguém. São duas vogais:
EI
  • Agora vamos ter que ajuntar quatro vogais para formar o nome de um brinquedo muito conhecido. (Sugerir que eles façam essa junto com o coleguinha mais próximo por causa da quantidade de letras.)
IOIÔ
  • Não é você… Não é ele… Sou ______?
EU
  • É o mesmo que “de outro modo, de outra forma”.
OU
 
- Sugestões de atividades:
DITONGOSDITONGOSDITONGOS