- Essa é para trabalhar a ordem alfabética. Achei que ia ser difícil, mas me surpreendi com o resultado. É claro que as crianças seguiram a ordem observando o alfabeto da sala. Praticamente todos os meus alunos conseguiram fazer sozinhos.
Obs.: O amigo do “Seu Alfabeto” é o “Seu Numeral”. Tive essa ideia para que as crianças diferenciem os numerais das letras. E eles a identidade de cada um apenas olhando as imagens.
- Estamos fazendo a lista de presentes do “Seu Alfabeto”. Todos os dias escrevemos o nome de alguns presentes que ele ganhou. Como estamos iniciando o ano, destaco muito a primeira letra de cada palavra e não estou seguindo a ordem do alfabeto. Registro as palavras que eles vão lembrando.
- Trabalhando com a consciência fonológica: (sugestões)
Comparação de palavras:
- Qual é a maior? - FOTOGRAFIA - PIPA
- Qual é a maior? - SAPATO - BONÉ
- Qual rima? - GATO - CAMISA - SAPATO -
- Qual rima? - RELÓGIO - TELESCÓPIO - LIVRO - NAVIO -
- A professora escolhe uma carta e pede que as crianças descubram qual é, apenas ouvindo o som da primeira letra.
- No caso de vogal, faço apenas o movimento da boca. Assim:
Para nosso “Dia dos jogos”, montei o jogo dos presentes.
A criança vai colocar cada presente em sua caixa, de acordo com a letra.
- Na próxima atividade, cada criança recebe um pote com um dado dentro. Balança-se o dado, observa-se a quantidade que aparece na parte de cima e a criança colore o doce que tem o numeral que representa essa quantidade.
Obs.: As crianças adoram esse momento “barulho”…