O aniversário do Seu Alfabeto–parte 2

Seguem aí algumas atividades:
- Essa é para trabalhar a ordem alfabética. Achei que ia ser difícil, mas me surpreendi com o resultado. É claro que as crianças seguiram a ordem observando o alfabeto da sala. Praticamente todos os meus alunos conseguiram fazer sozinhos.
Obs.: O amigo do “Seu Alfabeto” é o “Seu Numeral”. Tive essa ideia para que as crianças diferenciem os numerais das letras. E eles a identidade de cada um apenas olhando as imagens.
ORDEM ALFABÉTICA
 
- A seguir estão o “Seu Alfabeto” e o “Seu Numeral”. Falei com meus alunos que eles são super amigos… Por isso são tão parecidos.
SEU ALFABETOSEU NUMERAL
 
LISTA DE PRESENTES
 

- Estamos fazendo a lista de presentes do “Seu Alfabeto”. Todos os dias escrevemos o nome de alguns presentes que ele ganhou. Como estamos iniciando o ano, destaco muito a primeira letra de cada palavra e não estou seguindo a ordem do alfabeto. Registro as palavras que eles vão lembrando.














- Trabalhando com a consciência fonológica: (sugestões)
Comparação de palavras:
  • Qual é a maior? - FOTOGRAFIA - PIPA
  • Qual é a maior?  - SAPATO - BONÉ
  • Qual rima? - GATO - CAMISA - SAPATO -
  • Qual rima? - RELÓGIO - TELESCÓPIO - LIVRO - NAVIO -
Usando o baralho “Quem trouxe?” – (CARTAS DO BARALHO)
  • A professora escolhe uma carta e pede que as crianças descubram qual é, apenas ouvindo o som da primeira letra.
  • No caso de vogal, faço apenas o movimento da boca. Assim:

    ALFABETO DA BOQUINHAVOGAISVOGAISALFABETO DA BOQUINHAALFABETO DA BOQUINHA


                                              IMG_20140317_110200



                                              Para nosso “Dia dos jogos”, montei o jogo dos presentes.
                                              A criança vai colocar cada presente em sua caixa, de acordo com a letra.










                                              CARTINHASCAIXA PRESENTECAIXA PRESENTE1

                                              CAIXA PRESENTE2CAIXA PRESENTE3

                                              - Na próxima atividade, cada criança recebe um pote com um dado dentro. Balança-se o dado, observa-se a quantidade que aparece na parte de cima e a criança colore o doce que tem o numeral que representa essa quantidade.
                                              JOGUE O DADO



                                              Obs.: As crianças adoram esse momento “barulho”…

                                               

                                               

                                               

                                               

                                              Livro: O aniversário do Seu Alfabeto

                                              Comecei esse ano trabalhando o livro do Seu Alfabeto.
                                              Cheia de ideias, ainda não consegui terminar.
                                              Segue umas sugestões:

                                              1. Explorar a capa do livro, destacando o nome do autor e do ilustrador.
                                              2. Contar a história. Preferi contar a história sem destacar a parte do S e do R dobrado e também sem dar destaque para o M antes de P e B. Então fiz uma adaptação da história para minha turma.
                                              3. Propor que as crianças façam a ilustração de uma parte da história.
                                              4. Distribuir para as crianças a letra inicial do nome delas para a colagem no caderno e que elas completem o restante do primeiro nome. Elas poderão desenhar algo que comece com a letra do nome delas.
                                              5. Trabalhar com o baralho “Quem trouxe?” sobre os presentes que o Seu Alfabeto ganhou.
                                               
                                              No início trabalho com o baralho todo na minha mão. Apresento a primeira carta e falo:

                                              "EU SOU O SENHOR ALFABETO.
                                              QUEM TROUXE O RELÓGIO?"

                                               
                                              E as crianças respondem:
                                              "FOI A LETRA R."
                                               
                                              E eu mostro a próxima carta.
                                               
                                               
                                               
                                              Aí eu digo:
                                              "QUEM TROUXE O NAVIO?"
                                               
                                              E as crianças respondem:
                                              "FOI A LETRA N."
                                               
                                              Segue a sequência até chegar na última carta do baralho.
                                              Nesse momento aproveito para trabalhar a rima.
                                               

                                              No início o baralho deve ser usado para que as crianças conheçam as letras e qual é a inicial de cada objeto, então as cartas são apresentadas na sequência. Depois elas poderão ser usadas na rodinha e cada criança segura uma carta. A criança que está com a carta na mão desafia as outras a descobrirem quem deu o presente desenhado na carta. Segue assim até fechar o ciclo.

                                               
                                              Clique AQUI para download do baralho.
                                               
                                               
                                              Já apresentei outro baralho no blog nesse link.

                                              - Encontrei um link com uma trilha do Seu Alfabeto bem interessante:

                                              http://primeiroencanto.blogspot.com.br/2010/04/jogo-do-seu-alfabeto.html

                                              - Numa próxima postagem vou colocar outras atividades que trabalhei com minha turma.

                                              Jogo das vogais reciclado


                                              Bem legal a ideia de utilizar tampinhas de caixa de leite em jogos.
                                              Custei, mas consegui fazer meu primeiro.

                                              Gosto muito de trabalhar com jogos. Esse vai dar uma fixada na vogal inicial.