ATIVIDADES PARA TRABALHAR O NOME




“Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.”
                                              Declaração Universal dos Direitos da Criança
 

O trabalho com o nome da turma ajuda muito no processo de alfabetização. Por isso resolvi fazer uma coletânea de tudo que encontrei em revistas, livros e na internet sobre o assunto e organizei aqui, assim podemos variar as atividades em sala. Muitas delas já usei e foram um sucesso...





  • Através da chamada. -Cada criança pega sua ficha e coloca num quadro de pregas. Leitura dos nomes das crianças presentes e das ausentes.

  • Espalhar os crachás no meio da rodinha para que cada criança identifique o seu, ou que pegue de um colega e entregue.
  • Convidar algumas crianças para distribuir as fichas de nomes.
  • Fazer sorteio para a escolha da criança que irá fazer determinada atividade. Mostrar o palito com o nome mostrando quem foi o sorteado.

  • Brincadeira: Mia gato - clique aqui – Esta atividade já foi postada antes. A sugestão é que para combinar a criança que irá miar, o professor deve mostrar para a turma um crachá, assim as crianças terão que ler o nome do colega.
    • Jogo - Adivinhe quem é:

     
    1. Para jogar, as crianças devem prestar muita atenção às distinções entre os fonemas, enquanto tentam conectá-los aos nomes de que fazem parte. Com todas as crianças sentadas em círculo, diga “Adivinhe o nome de quem eu vou dizer agora!”. A seguir, escolha o nome de um dos alunos, em segredo, e enuncie separadamente apenas o fonema inicial.
    2. Para nomes com uma consoante plosiva, como Daniel, o fone deve ser repetido várias vezes, de forma clara e evidente: “[d], [d], [d], [d], [d]”.
    3. As consoantes fricativas e as líquidas devem ser alongadas, além de repetidas (por exemplo, [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s].
    4. Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em palavras diferentes.
    Variação:
    Depois de as crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que começa com [som].
    Saiba mais!
    ★ Consoantes oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho fonador, sem dar espaço para o ar sair. São oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.

    Consoantes fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona em um obstáculo. São fricativas as seguintes consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.
    Consoantes líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes laterais. São líquidas em português: r, rr. l e lh.
    Guia Prático para Professores de Educação Infantil
     
     
  • Aproveitar situações em que as crianças precisam ler os nomes dos colegas, como entregar livros, cadernos, leitura da chamada da classe.
  • Separar com a turma os crachás, separando os nomes dos meninos e das meninas.
  • Apresentar nomes das crianças e perguntar qual é o intruso. Se a lista for de nome de meninos, eles terão que descobrir onde está o nome de menina. Pode ser feito também com a letra inicial.
  • Separar os crachás cujos nomes comecem com a mesma letra.
  • Separar os crachás que terminem com a mesma letra.
  • Separar os crachás cujos nomes rimem entre si.
  • Usar os crachás para formar grupos de trabalhos.
  • Separar os crachás que tenham o mesmo número de letras.
  • Recortar de jornais ou revistas letras para montarem os nomes.
  • Trabalhar com rótulos de produtos que comecem com a mesma letra do nome.
  • Trabalhar com a listagem de nomes da turma.
  • Contar a quantidade de vogais e consoantes dos nomes.
  • Montar os nomes usando alfabeto móvel.
  • Trabalhar com quadrinhas:          

             

     
    MEU NOME É DIFERENTE.
    PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
    MOSTRA UM POUCO DE MIM
    E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
                                                                                   DJENANE ALVES

    EU TENHO UM NOME
    E VOCÊ TAMBÉM TEM
    VOU APRENDER A ESCREVÊ-LO
    E VOCÊ TAMBÉM.
                                                                   DJENANE ALVES

    QUEM QUISER SABER MEU NOME
    DÊ UMA VOLTA NO JARDIM,
    O MEU NOME ESTÁ ESCRITO
    NUMA FOLHA DE JASMIM.
                                                               TRADIÇÃO POPULAR

    QUEM QUISER SABER MEU NOME
    DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
    QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
    NO LENCINHO DAS MENINAS.
                                                                    TRADIÇÃO POPULAR 


       

      Fazer bingo de nomes: Cada criança pode preparar sua cartela do jogo.


      Se quiser aproveitar a imagem ao lado, salve-a primeiro no seu computador para que a impressão fique melhor.

       


      · Jogo da memória: Pode ser feito com nomes e fotos.

      · Usar a "preguicinha" para que as crianças descubram os nomes dos colegas.

      · Quebra-cabeça:
      O professor recorta três tiras de cartolina e escreve em cada uma um nome de aluno com letra de forma.
      Usa uma cor para cada nome.
      Recorta as tiras separando as letras e coloca os pedaços em um envelope. (Fazer vários envelopes).
      Dividir a sala em grupos.
      Cada grupo ganha um envelope.
      Os grupos devem pegar os pedaços e formar os nomes.
       
    • Brincadeira: “Quero ver quem é esperto”-  As crianças devem estar assentadas em uma grande roda. O professor, à medida que vai cantando a música com os alunos, vai jogando no centro da roda seis ou sete fichas com os nomes deles. Ao final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão se levantar, pegá-las e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para cima. O aluno que se distrair e não pegar a ficha pagará uma prenda no final da brincadeira. Feito isso com todas as crianças, o professor poderá propor adivinhações para que os alunos identifiquem os nomes, levantando o crachá. 
      MÚSICA: 
      QUERO VER QUEM É ESPERTO
      E NA RODA VAI ENTRAR
      ATENÇÃO AGORA AOS NOMES
      QUE NO CENTRO VOU JOGAR.
      (Cantar a música no ritmo de Ciranda Cirandinha)  

    • Cada criança recebe um crachá que não é o seu. O professor coloca uma música e cada criança deve encontrar o dono do crachá. Vale ajudar no reconhecimento dos nomes.
    • Qual é a letra que está faltando?
      - O professor escreve nomes no quadro faltando a primeira e a última letra. As crianças poderão registrar no caderno completando o nome com as letras que estão faltando.


    • Combinar com a turma que em cada dia de aula eles deverão se assentar perto de coleguinhas diferentes. Eles devem registrar no caderno o nome dos coleguinhas que estão ao seu lado.
    • Quebra-cabeça dos nomes:- Cada criança poderá escrever as letras do seu primeiro nome em fichas e guardá-las em uma caixinha de fósforo. Assentadas em grupo, elas poderão trocar as caixinhas e tentar montar o nome dos colegas. (Em caso de dúvidas, elas poderão consultar os crachás). Aproveitar para trabalhar esquerda e direita.
    • Brincadeira: Lá vai um barquinho
      • Material necessário: Um barquinho de dobradura.
      • Os alunos devem estar sentados em círculo e passando o barco de mão em mão.
      • A cada volta do barquinho, cada criança deve falar um nome que corresponda à solicitação do professor. Exemplos de comandos:
        • Nomes que comecem com a letra…
        • Nomes que terminem com a letra…
        • Nomes com tal número de letras…
      • A cada rodada, o professor deve mudar o comando.
    • Trabalhar sílabas a partir de nomes da turma:- Escrever em uma tira de cartolina o nome de uma criança da sala:

      NICOLE

      - Recortar o nome formando as sílabas.

      NI  CO  LE

      - Fazer a leitura das sílabas e formar nova palavra.

      CO  LE
    • Juntar sílabas de um nome com o outro, formando novos nomes.

      MARIA + SARA = MARA

      LUAN + NADIA = LUNA

    • Jogo da caixa com nomes -  blog da Tia Lu

      Material: fichas com os nomes das crianças e três caixas de sapato.
      Finalidade: Terminar primeiro os nomes da caixa.
      Números de participantes: Total de alunos divididos em três grupos.
      Regras:
      • Organizar as crianças em três filas e deixar uma caixa na frente de cada fila.
      • Cada caixa deverá conter os nomes das crianças daquela fila.
      • Dado um sinal, na ordem da fila, cada criança procura seu nome na caixa e, encontrá-lo, corre para o final da fila permitindo que o seguinte prossiga o jogo.
      • Ganha a competição o grupo que terminar primeiro.
      Variação: Encontrar na caixa o nome do colega que está atrás.
    • Adaptação do Jogo Corre Cutia:

      Cada criança pega um crachá e não deixa que os colegas vejam. A turma forma uma roda e todas ficam assentadas. Uma criança corre em volta da roda enquanto todas as crianças cantam:


      CORRE CUTIA NA CASA DA TIA
      CORRE CIPÓ NA CASA DA AVÓ
      LENCINHO NA MÃO, CAIU NO CHÃO
      MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO.

       

      Ao término da música a criança coloca o crachá que tem nas mãos nas costas do dono, que por sua vez deve correr atrás do primeiro aluno que ficará livre se conseguir chegar ao lugar que ficou vazio.
      O jogo continua até que todas as crianças recebam seu crachá.
       
      O professor escolhe um crachá e dá pistas do nome:

      O nome tem 6 letras.

      Termina com A.

      Começa com…

      Rima com a palavra…

      Os alunos adivinham o nome e o dono do crachá vai buscá-lo.
      • Mostrar 5 nomes para a turma ler. As crianças escondem o rosto e o professor esconde um nome. As crianças devem adivinhar o nome que sumiu.
       
      • Fazer acróstico com os nomes.
    • 72 comentários:

      1. Olá.
        Gostei muito do blog,parabéns.
        Quer fazer parte do Portal Teia,se quiser é só nos fazer uma visitinha.
        Te espero lá.

        ResponderExcluir
      2. Olá Iara!
        Adorei as sugestões, irei fazer com minha turma de 1º ano.
        Parabéns pelo belissimo trabalho
        Um carinhoso abraço.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada, Maria Liberaci! Um abraço para você também...

          Excluir
        2. Adorei as sugestões, irei fazer com meus alunos também. Yara foi minha professora na rede estadual. Parabéns pelas atividades. Amei😉

          Excluir
      3. Adorei as ideias e os jogos da joaninha tambem!!! Te mandei email! Bjo

        ResponderExcluir
      4. nossa muito lindo tdo que vcs postam e nos ajuda muito

        ResponderExcluir
      5. adorei as atividades,elas me auxiliaram muito no desenvolver das atividades junto com as crianças.muitíssimo obrigada

        ResponderExcluir
      6. Obrigada pela contribuição!!! E por compartilhar!!!
        Pena que não consegui ver a Brincadeira O Gato Mia.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Obrigada por me avisar. Realmente o link estava com problema, mas já arrumei.

          Excluir
      7. amei as atividades, parabens e obrigada por compartilhar....

        ResponderExcluir
      8. Muito obrigada por dividir sua sabedoria conosco Deus abençoe e te dê em dobro.

        ResponderExcluir
      9. Muito bacana seu trabalho, ótimas orientações para quem está sem nenhuma noção de trabalhos acadêmicos inesperados que surgem nos decorrer dos períodos, curso pedagogia e estou no 3° período, adoro as brincadeiras, este seu blog me tira de tantos sufocos, Que Deus abençoe vc e seu trabalho. Obrigada!

        ResponderExcluir
      10. Excelente sugestões de atividades, parabéns!

        ResponderExcluir
      11. Parabéns Pelo trabalho Iara M. Medeiros , vou realizar algumas atividades e brincadeiras com meus aluninhos do Infantil III, excelentes sugestões ameiiii.

        Daniella Rosa

        ResponderExcluir
      12. Ops cometário postado logada na conta do meu marido mas eu Sou Daniella Rosa Professora de Educação Infantil III em uma Creche rsrsrsrsrs

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi, Daniella! Já entendi que é você. Obrigada por seu comentário e por sua visita.

          Excluir
      13. Adorei o blog, ótimas ideias para trabalhar o nome com os alunos, parabéns.

        ResponderExcluir
      14. gostei muito qeria saber se essas brincadeiras servem para crianças qe estao em faze de aprendizado

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Sim, André! Já usei muitas dessas brincadeiras com minhas crianças que estão aprendendo a escrever o nome.

          Excluir
        2. jeemers et k ghtre

          Excluir
      15. oi!posso realizar as atividades com pré um?

        ResponderExcluir
      16. Olá Iara!
        Estou encantada com o blog, tenho um filho com déficit e estar nos ajudando muito.
        Parabéns pela sua colaboração.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi! É bom saber que estou contribuindo de alguma forma com a aprendizagem de seu filho. Obrigada pela sua visita.

          Excluir
      17. Olá! Amei seu blog, tem me ajudado com minha turma de 1º ano. Parabéns!

        ResponderExcluir
      18. oi! gostei muito das atividades, parabéns...

        ResponderExcluir
      19. Oi Iara!!! gostei muito das atividades.

        ResponderExcluir
      20. Oi Iara!!! gostei muito das atividades.

        ResponderExcluir
      21. Que beleza de atividades, isto é que chamo de participação coletiva. Um colega sempre lembrando do outro nas horas de ensinar melhor. A colaboração dos amigos é muito importante na realização de um professor ao ensinar crianças. Parabéns a colega que está sempre preocupada em ajudar.

        ResponderExcluir
      22. Boa tarde, Iara. Você teria algum contato da autora Djeane Alves? Preciso de um e-mail para solicitar direitos autorais. Meu e-mail é editorial@multimarcaseditoriais.com.br

        ResponderExcluir
      23. Iara, muito obrigada por compartilhar esse belíssimo trabalho. Parabéns!

        ResponderExcluir
      24. olá tudo bem amei suas ideias envia no meu email por favor jessicadsantttos@gmail.com obrigada bjosssss

        ResponderExcluir
      25. Estou letrado minhas crianças do pré I. Há jogos q posso usar. Mto obgada!!!

        ResponderExcluir
      26. Adoro seus trabalhos!!!
        Parabéns.

        ResponderExcluir
      27. Parabéns, estou maravilhada com a sua prática 👏👏👏👏

        ResponderExcluir
      28. Estou com uma turma de 1 ano e suas dicas vão me ajudar muito.

        ResponderExcluir
      29. Este ano escolhi trabalhar com o primeiro ano e suas dicas estão ótimas.Parabéns!

        ResponderExcluir
      30. Olá Iara, gostaria de saber se o poema "Muitos Nomes" ele só vai até a letra C ou tem continuação?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi, Vivian! Infelizmente não sei. Fiz uma pesquisa mas não encontrei na internet.

          Excluir
      31. Oi Iara! Obrigada por compartilhar! Amei sua criatividade e confesso que gosto de aulas bem elaboradas como as suas, cheias de entusiasmo e amor, e me identifiquei muito...mas infelizmente em minha cidade, foi adotado um sistema de ensino particular. É bom, mas perdemos a autonomia, e confesso que não poder escolher o que quero adequar a grade curricular me entristeceu muito...até chorei hoje por ver que queria ensinar meus alunos com ideias que amei no seu blog, e depois me lembrei que não posso mais...o que me agradava no sistema de ensino público, era ter autonomia, tanto que eu não gostava de trabalhar em escola particular por me sentir amarrada, querer fazer mais e não poder, enfim, se por um lado tem professores que precisam de cabresto por preguiça de executar bem o seu trabalho, para quem nunca precisou e ama o que faz, vai ser muito triste dar aulas preparadas por outras pessoas, sem o poder de escolha! Grande abraço e me desculpe o desabafo!Amei a aula com fichas de leitura de Cecília Meireles, genial!

        ResponderExcluir
      32. OLÁ, ADOREI AS SUGESTÕES. MINHA TURMINHA É DE 2º ANO MAS, TENHO VÁRIOS PRÉ SILÁBICOS, SILÁBICOS SEM VALOR. SÓ TENHO 5 ALFABÉTICOS NUMA SALA COM 36 ALUNOS. VOU COPIAR SUAS IDÉIAS. OBRIGADA.

        ResponderExcluir
      33. Olá adorei as idéias..... é minha primeira experiência com alfabetização
        Gostaria d receber sempre, cada vez mais novas dicas..
        Obrigada

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi, Edineia! Tenho certeza que vai amar essa experiência. Você vai ver como é bom sentir o progresso das crianças na leitura...
          Para receber as atualizações do blog, não esqueça de se inscrever no canto direito da página.
          Coloque seu email e confirme na primeira mensagem do blog que você irá receber.
          Obrigada pela sua visita.

          Excluir
      34. Muito rico esse material. Obrigada!Graça e paz

        ResponderExcluir
      35. IARA ME AJUDE COM ATIVIDADES PARA DESENVOLVER EM UMA TURMA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, A SALA É MESCLADA.
        reunacaroline@bol.com.br

        ResponderExcluir
      36. Parabéns! Amei as atividades, vou por em prática com minha turma de primeiro ano. Obrigada 😀

        ResponderExcluir
      37. Amei as atividades, ideias muito criativas

        ResponderExcluir
      38. Querida Iara Medeiros, boa tarde. Tenho orgulho de ser brasileira quando vejo suas atividades. Já faz anos que as utilizo para alfabetizar as crianças. Muito obrigada.
        Eloá Teles de Souza
        P. S. Você é parecida com minha irmã Helena.

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Oi, Eloá!!!
          Que pena que demorei a ler sua mensagem.
          Você não imagina como me deixou feliz.
          E ser comparada com sua irmã, foi muito bom.
          Você fez meu dia ser melhor. Obrigada.

          Excluir
      39. Antonia, 27 de abril de 2020.Gostei muito de suas atividades, elas são bem criativas. Parabéns!

        ResponderExcluir
      40. Olá! Quantas dicas legais.
        Adorei!!!

        ResponderExcluir
      41. Very good article! We will be linking to this great
        content on our site. Keep up the good writing.

        Feel free to visit my page -부산오피

        ResponderExcluir
      42. Seriously plenty of awesome advice!
        Appreciate it! An abundance of posts. 스포츠토토

        ResponderExcluir
      43. Hey, I just hopped over to your site via StumbleUpon. Not something
        I would normally read, but I liked your thoughts none the less.
        Thanks for making something worth reading.
        섯다

        ResponderExcluir
      44. Positive site, where did u come up with the information on this posting?I have read a few of the articles on your website now, and I really like your style. Thanks a million and please keep up the effective work. 메이저사이트

        ResponderExcluir
      45. https://gameeffect.xyz Lots of people have liked the video game of baseball for a long time. You will find enthusiasts all over the world, from dedicated very little-leaguers to perish-tough spectators. This information has tips to demonstrate how satisfying baseball actually is.

        ResponderExcluir
      46. https://gamezoom.xyz Obtaining a exercise spouse can drastically boost your muscles-building effects. Your spouse can be quite a useful supply of inspiration for staying on your regular workout treatment, and driving you to definitely increase your efforts whilst you figure out. Having a trustworthy companion to work out with will also help help you stay safe simply because you will have a spotter.

        ResponderExcluir
      47. betflix Anyone can use this convenient top-up channel. บทความ

        ResponderExcluir

      Seu comentário é muito importante...