“Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.”
Declaração Universal dos Direitos da Criança
O trabalho com o nome da turma ajuda muito no processo de alfabetização. Por isso resolvi fazer uma coletânea de tudo que encontrei em revistas, livros e na internet sobre o assunto e organizei aqui, assim podemos variar as atividades em sala. Muitas delas já usei e foram um sucesso...
Espalhar os crachás no meio da rodinha para que cada criança identifique o seu, ou que pegue de um colega e entregue.
Brincadeira: Mia gato - clique aqui – Esta atividade já foi postada antes. A sugestão é que para combinar a criança que irá miar, o professor deve mostrar para a turma um crachá, assim as crianças terão que ler o nome do colega.
-
Jogo - Adivinhe quem é:
1. Para jogar, as crianças devem prestar muita atenção às distinções entre os fonemas, enquanto tentam conectá-los aos nomes de que fazem parte. Com todas as crianças sentadas em círculo, diga “Adivinhe o nome de quem eu vou dizer agora!”. A seguir, escolha o nome de um dos alunos, em segredo, e enuncie separadamente apenas o fonema inicial.
2. Para nomes com uma consoante plosiva, como Daniel, o fone deve ser repetido várias vezes, de forma clara e evidente: “[d], [d], [d], [d], [d]”. 3. As consoantes fricativas e as líquidas devem ser alongadas, além de repetidas (por exemplo, [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s].
4. Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em palavras diferentes.
Variação:
Depois de as crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que começa com [som].
Depois de as crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que começa com [som].
Saiba mais!
★ Consoantes oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho fonador, sem dar espaço para o ar sair. São oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.
★ Consoantes fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona em um obstáculo. São fricativas as seguintes consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.
★ Consoantes líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes laterais. São líquidas em português: r, rr. l e lh.
★ Consoantes oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho fonador, sem dar espaço para o ar sair. São oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.
★ Consoantes fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona em um obstáculo. São fricativas as seguintes consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.
★ Consoantes líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes laterais. São líquidas em português: r, rr. l e lh.
Guia Prático para Professores de Educação Infantil
MEU NOME É DIFERENTE.
PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
MOSTRA UM POUCO DE MIM
E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
DJENANE ALVES
EU TENHO UM NOME
E VOCÊ TAMBÉM TEM
VOU APRENDER A ESCREVÊ-LO
E VOCÊ TAMBÉM.
DJENANE ALVES
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM,
O MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NUMA FOLHA DE JASMIM.
TRADIÇÃO POPULAR
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NO LENCINHO DAS MENINAS.
TRADIÇÃO POPULAR
Fazer bingo de nomes: Cada criança pode preparar sua cartela do jogo.
Se quiser aproveitar a imagem ao lado, salve-a primeiro no seu computador para que a impressão fique melhor.
· Jogo da memória: Pode ser feito com nomes e fotos.
· Usar a "preguicinha" para que as crianças descubram os nomes dos colegas.
· Quebra-cabeça:
O professor recorta três tiras de cartolina e escreve em cada uma um nome de aluno com letra de forma.
Usa uma cor para cada nome.
Recorta as tiras separando as letras e coloca os pedaços em um envelope. (Fazer vários envelopes).
Dividir a sala em grupos.
Cada grupo ganha um envelope.
Os grupos devem pegar os pedaços e formar os nomes.
Brincadeira: “Quero ver quem é esperto”- As crianças devem estar assentadas em uma grande roda. O professor, à medida que vai cantando a música com os alunos, vai jogando no centro da roda seis ou sete fichas com os nomes deles. Ao final do canto, os alunos cujos nomes estão na ficha deverão se levantar, pegá-las e colocá-las à sua frente, no chão com o nome para cima. O aluno que se distrair e não pegar a ficha pagará uma prenda no final da brincadeira. Feito isso com todas as crianças, o professor poderá propor adivinhações para que os alunos identifiquem os nomes, levantando o crachá.
MÚSICA:
QUERO VER QUEM É ESPERTO
E NA RODA VAI ENTRAR
ATENÇÃO AGORA AOS NOMES
QUE NO CENTRO VOU JOGAR.
(Cantar a música no ritmo de Ciranda Cirandinha)
- O professor escreve nomes no quadro faltando a primeira e a última letra. As crianças poderão registrar no caderno completando o nome com as letras que estão faltando.
- Material necessário: Um barquinho de dobradura.
- Os alunos devem estar sentados em círculo e passando o barco de mão em mão.
- A cada volta do barquinho, cada criança deve falar um nome que corresponda à solicitação do professor. Exemplos de comandos:
- Nomes que comecem com a letra…
- Nomes que terminem com a letra…
- Nomes com tal número de letras…
-
- A cada rodada, o professor deve mudar o comando.
NICOLE
- Recortar o nome formando as sílabas.
NI CO LE
- Fazer a leitura das sílabas e formar nova palavra.
CO LE
Juntar sílabas de um nome com o outro, formando novos nomes.
MARIA + SARA = MARA
LUAN + NADIA = LUNA
Material: fichas com os nomes das crianças e três caixas de sapato.
Finalidade: Terminar primeiro os nomes da caixa.
Números de participantes: Total de alunos divididos em três grupos.
Regras:
- Organizar as crianças em três filas e deixar uma caixa na frente de cada fila.
- Cada caixa deverá conter os nomes das crianças daquela fila.
- Dado um sinal, na ordem da fila, cada criança procura seu nome na caixa e, encontrá-lo, corre para o final da fila permitindo que o seguinte prossiga o jogo.
- Ganha a competição o grupo que terminar primeiro.
Cada criança pega um crachá e não deixa que os colegas vejam. A turma forma uma roda e todas ficam assentadas. Uma criança corre em volta da roda enquanto todas as crianças cantam:
CORRE CUTIA NA CASA DA TIA
CORRE CIPÓ NA CASA DA AVÓ
LENCINHO NA MÃO, CAIU NO CHÃO
MOÇA BONITA DO MEU CORAÇÃO.
Ao término da música a criança coloca o crachá que tem nas mãos nas costas do dono, que por sua vez deve correr atrás do primeiro aluno que ficará livre se conseguir chegar ao lugar que ficou vazio.
O jogo continua até que todas as crianças recebam seu crachá.
O nome tem 6 letras.
Termina com A.
Começa com…
Rima com a palavra…
Os alunos adivinham o nome e o dono do crachá vai buscá-lo.
- Mostrar 5 nomes para a turma ler. As crianças escondem o rosto e o professor esconde um nome. As crianças devem adivinhar o nome que sumiu.
- Fazer acróstico com os nomes.
Olá.
ResponderExcluirGostei muito do blog,parabéns.
Quer fazer parte do Portal Teia,se quiser é só nos fazer uma visitinha.
Te espero lá.
Olá Iara!
ResponderExcluirAdorei as sugestões, irei fazer com minha turma de 1º ano.
Parabéns pelo belissimo trabalho
Um carinhoso abraço.
Obrigada, Maria Liberaci! Um abraço para você também...
ExcluirAdorei as sugestões, irei fazer com meus alunos também. Yara foi minha professora na rede estadual. Parabéns pelas atividades. Amei😉
ExcluirAdorei as ideias e os jogos da joaninha tambem!!! Te mandei email! Bjo
ResponderExcluirValeu, Priscila! Recebi seu email. Obrigada.
Excluirnossa muito lindo tdo que vcs postam e nos ajuda muito
ResponderExcluirQue bom que vc gostou Nathan..
ExcluirLegal adorei as atividades parabéns.....
ResponderExcluirObrigada, Derli!
Excluiradorei as atividades,elas me auxiliaram muito no desenvolver das atividades junto com as crianças.muitíssimo obrigada
ResponderExcluirObrigada pelo comentário. É muito bom poder partilhar.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada pela contribuição!!! E por compartilhar!!!
ResponderExcluirPena que não consegui ver a Brincadeira O Gato Mia.
Obrigada por me avisar. Realmente o link estava com problema, mas já arrumei.
Excluiramei as atividades, parabens e obrigada por compartilhar....
ResponderExcluirMuito obrigada por dividir sua sabedoria conosco Deus abençoe e te dê em dobro.
ResponderExcluirObrigada por sua visita, Marisa!
ExcluirMuito bacana seu trabalho, ótimas orientações para quem está sem nenhuma noção de trabalhos acadêmicos inesperados que surgem nos decorrer dos períodos, curso pedagogia e estou no 3° período, adoro as brincadeiras, este seu blog me tira de tantos sufocos, Que Deus abençoe vc e seu trabalho. Obrigada!
ResponderExcluirObrigada pela sua visita...
ExcluirExcelente sugestões de atividades, parabéns!
ResponderExcluirValeu pelo comentário, Andréa!
ExcluirParabéns Pelo trabalho Iara M. Medeiros , vou realizar algumas atividades e brincadeiras com meus aluninhos do Infantil III, excelentes sugestões ameiiii.
ResponderExcluirDaniella Rosa
Ops cometário postado logada na conta do meu marido mas eu Sou Daniella Rosa Professora de Educação Infantil III em uma Creche rsrsrsrsrs
ResponderExcluirOi, Daniella! Já entendi que é você. Obrigada por seu comentário e por sua visita.
ExcluirAdorei o blog, ótimas ideias para trabalhar o nome com os alunos, parabéns.
ResponderExcluirgostei muito qeria saber se essas brincadeiras servem para crianças qe estao em faze de aprendizado
ResponderExcluirSim, André! Já usei muitas dessas brincadeiras com minhas crianças que estão aprendendo a escrever o nome.
Excluirjeemers et k ghtre
Excluiroi!posso realizar as atividades com pré um?
ResponderExcluirOlá Iara!
ResponderExcluirEstou encantada com o blog, tenho um filho com déficit e estar nos ajudando muito.
Parabéns pela sua colaboração.
Oi! É bom saber que estou contribuindo de alguma forma com a aprendizagem de seu filho. Obrigada pela sua visita.
ExcluirOlá! Amei seu blog, tem me ajudado com minha turma de 1º ano. Parabéns!
ResponderExcluiroi! gostei muito das atividades, parabéns...
ResponderExcluirOi Iara!!! gostei muito das atividades.
ResponderExcluirOi Iara!!! gostei muito das atividades.
ResponderExcluirQue beleza de atividades, isto é que chamo de participação coletiva. Um colega sempre lembrando do outro nas horas de ensinar melhor. A colaboração dos amigos é muito importante na realização de um professor ao ensinar crianças. Parabéns a colega que está sempre preocupada em ajudar.
ResponderExcluirBoa tarde, Iara. Você teria algum contato da autora Djeane Alves? Preciso de um e-mail para solicitar direitos autorais. Meu e-mail é editorial@multimarcaseditoriais.com.br
ResponderExcluirIara, muito obrigada por compartilhar esse belíssimo trabalho. Parabéns!
ResponderExcluirMaravilhoso,adorei!
ResponderExcluirPerfeito! Sem comentários...
ResponderExcluirPerfeito! Sem comentários...
ResponderExcluirolá tudo bem amei suas ideias envia no meu email por favor jessicadsantttos@gmail.com obrigada bjosssss
ResponderExcluirEstou letrado minhas crianças do pré I. Há jogos q posso usar. Mto obgada!!!
ResponderExcluirAdoro seus trabalhos!!!
ResponderExcluirParabéns.
Parabéns, estou maravilhada com a sua prática 👏👏👏👏
ResponderExcluirEstou com uma turma de 1 ano e suas dicas vão me ajudar muito.
ResponderExcluirParabéns pelo belíssimo trabalho!
ResponderExcluirEste ano escolhi trabalhar com o primeiro ano e suas dicas estão ótimas.Parabéns!
ResponderExcluirOlá Iara, gostaria de saber se o poema "Muitos Nomes" ele só vai até a letra C ou tem continuação?
ResponderExcluirOi, Vivian! Infelizmente não sei. Fiz uma pesquisa mas não encontrei na internet.
ExcluirOi Iara! Obrigada por compartilhar! Amei sua criatividade e confesso que gosto de aulas bem elaboradas como as suas, cheias de entusiasmo e amor, e me identifiquei muito...mas infelizmente em minha cidade, foi adotado um sistema de ensino particular. É bom, mas perdemos a autonomia, e confesso que não poder escolher o que quero adequar a grade curricular me entristeceu muito...até chorei hoje por ver que queria ensinar meus alunos com ideias que amei no seu blog, e depois me lembrei que não posso mais...o que me agradava no sistema de ensino público, era ter autonomia, tanto que eu não gostava de trabalhar em escola particular por me sentir amarrada, querer fazer mais e não poder, enfim, se por um lado tem professores que precisam de cabresto por preguiça de executar bem o seu trabalho, para quem nunca precisou e ama o que faz, vai ser muito triste dar aulas preparadas por outras pessoas, sem o poder de escolha! Grande abraço e me desculpe o desabafo!Amei a aula com fichas de leitura de Cecília Meireles, genial!
ResponderExcluirOLÁ, ADOREI AS SUGESTÕES. MINHA TURMINHA É DE 2º ANO MAS, TENHO VÁRIOS PRÉ SILÁBICOS, SILÁBICOS SEM VALOR. SÓ TENHO 5 ALFABÉTICOS NUMA SALA COM 36 ALUNOS. VOU COPIAR SUAS IDÉIAS. OBRIGADA.
ResponderExcluirOlá adorei as idéias..... é minha primeira experiência com alfabetização
ResponderExcluirGostaria d receber sempre, cada vez mais novas dicas..
Obrigada
Oi, Edineia! Tenho certeza que vai amar essa experiência. Você vai ver como é bom sentir o progresso das crianças na leitura...
ExcluirPara receber as atualizações do blog, não esqueça de se inscrever no canto direito da página.
Coloque seu email e confirme na primeira mensagem do blog que você irá receber.
Obrigada pela sua visita.
Muito rico esse material. Obrigada!Graça e paz
ResponderExcluirIARA ME AJUDE COM ATIVIDADES PARA DESENVOLVER EM UMA TURMA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, A SALA É MESCLADA.
ResponderExcluirreunacaroline@bol.com.br
amei as dicas 😊
ResponderExcluirParabéns! Amei as atividades, vou por em prática com minha turma de primeiro ano. Obrigada 😀
ResponderExcluirGostei muito das dicas,parabéns.
ResponderExcluirAmei as atividades, ideias muito criativas
ResponderExcluirQuerida Iara Medeiros, boa tarde. Tenho orgulho de ser brasileira quando vejo suas atividades. Já faz anos que as utilizo para alfabetizar as crianças. Muito obrigada.
ResponderExcluirEloá Teles de Souza
P. S. Você é parecida com minha irmã Helena.
Oi, Eloá!!!
ExcluirQue pena que demorei a ler sua mensagem.
Você não imagina como me deixou feliz.
E ser comparada com sua irmã, foi muito bom.
Você fez meu dia ser melhor. Obrigada.
Antonia, 27 de abril de 2020.Gostei muito de suas atividades, elas são bem criativas. Parabéns!
ResponderExcluirOlá! Quantas dicas legais.
ResponderExcluirAdorei!!!
Very good article! We will be linking to this great
ResponderExcluircontent on our site. Keep up the good writing.
Feel free to visit my page -부산오피
Seriously plenty of awesome advice!
ResponderExcluirAppreciate it! An abundance of posts. 스포츠토토
Hey, I just hopped over to your site via StumbleUpon. Not something
ResponderExcluirI would normally read, but I liked your thoughts none the less.
Thanks for making something worth reading.
섯다
Positive site, where did u come up with the information on this posting?I have read a few of the articles on your website now, and I really like your style. Thanks a million and please keep up the effective work. 메이저사이트
ResponderExcluirhttps://gameeffect.xyz Lots of people have liked the video game of baseball for a long time. You will find enthusiasts all over the world, from dedicated very little-leaguers to perish-tough spectators. This information has tips to demonstrate how satisfying baseball actually is.
ResponderExcluirhttps://gamezoom.xyz Obtaining a exercise spouse can drastically boost your muscles-building effects. Your spouse can be quite a useful supply of inspiration for staying on your regular workout treatment, and driving you to definitely increase your efforts whilst you figure out. Having a trustworthy companion to work out with will also help help you stay safe simply because you will have a spotter.
ResponderExcluirbetflix Anyone can use this convenient top-up channel. บทความ
ResponderExcluir