A descoberta da Joaninha–Parte 2

 

 

-  Brincando com a JOANINHA. (JOGOS ONLINE)

 

JOANINHA

O CAMALEÃO E A JOANINHA – Identifique a quantidade de bolinhas que tem a joaninha e clique no numeral certo.

 

imageJOANINHA – Guie a joaninha até a casinha. Use as setas.

 

 

PAR ROMÂNTICO

PAR ROMÂNTICO - As joaninhas estão prontas para formar um par romântico e viver felizes para sempre. Enfeite os dois para o primeiro encontro.

 

CORRE JOANINHA

CORRE JOANINHA – Use o botão esquerdo do mouse e leve a joaninha pelo labirinto. Cuidado para não esbarrar nas paredes.

image

JOANINHAS E AS FRUTAS – As Joaninhas são bichinhos coloridos que adoram subir em árvores. Nesse jogo você deverá guiar essas joaninhas que são apaixonadas por frutas, para a fruta que é correspondente a sua cor. Basta ir mudando a direção das sestas para guiá-las.

 

image

A BORBOLETA E AS JOANINHAS - O objetivo deste jogo é levar as joaninhas até as comidas espalhadas pelo quintal. Para isso, você precisa controlar a borboleta, que vai ser a guia das joaninhas.

image

JOANINHAS - Seu objetivo é deixar a fileira de joaninhas cada vez maior. Para isso, use as setas do teclado para passar por cima das joaninhas que aparecem na tela e capturá-las.

image

A JOANINHA - Ajude a joaninha a chegar até a bandeira pegando todas as frutinhas.

A descoberta da Joaninha


Comecei esse ano trabalhando com minha turma de primeiro ano com o livro: A descoberta da Joaninha.
Adorei a história que mostra a importância de se ter amigos e poder compartilhar aquilo que temos.


Digitalizar0001

Dona joaninha vai a uma festa em casa da lagartixa. Vai ser muito divertido, todos os bichinhos foram convidados!!!

 


Sugestões do trabalho com o livro no Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9514

 


Como eu não tenho o livro, consegui as imagens na internet e montei a apresentação para contar para meus alunos.
LIVRO: A DESCOBERTA DA JOANINHA – clique para ver a apresentação

joaninhajoaninha
  • Trabalhando as quantidades:
matemática
 
Encontrei a sugestão dessa atividade no Pinterest e achei bem interessante.
A ideia aqui é a criança jogar o dado, identificar a quantidade e colorir a bolinha em que se encontra o numeral.
As crianças adoraram usar o potinho com o dado. Percebi que após algumas jogadas, elas passaram a identificar as quantidades com mais rapidez, sem necessidade de ficar contando de um em um.
 
  • Confecção de joaninha:
  Joaninha
  1. Recortar cartela de frutas em círculos.
  2. Recortar um círculo de papel vermelho.
  3. Pintar o círculo da cartela de frutas com tinta preta.
  4. Dividir o círculo vermelho ao meio, recortar e pintar bolinhas pretas com a ponta do dedo.
  5. Montar a joaninha.

  • Sugestões de músicas:


Música: Joaninha
Lá no matinho escondida
Com os grilinhos a brincar
Morava uma joaninha
Que tinha asas para voar
Oh joaninha, oh joaninha
Foi tão difícil te apanhar, mas guardadinha no meu bolso
Tu agora vais ficar.


Música da joaninha – link da música com letra
Música da joaninha – link da música só com instrumentos

 

 

Joaninha- Luiz Perequê

 

Joaninha colorida
Diga quem são seus pintores
Será que são borboletas
Roubando tinta das flores?
Joaninha, joaninha
Diga onde você mora
Se é na flor da laranjeira
Ou na seda da amora
Gira, gira joaninha
Na roda do girassol
Beija-flor voa girando
Desenhando caracol
Quem pintou suas asas Joaninha
Ensinou a lagarta a virar borboleta
Ensinou o macaco a fazer careta
Ensinou a aranha a fugir da vespa
Vaga-lume que acende sem lanterna
Não deu asas pra cobra, não deu perna
Quem encheu toda Terra de beleza
Quem pintou a joaninha
Foi a mão da natureza
Pintou as asas da borboleta
Foi a mão da natureza
Ensinou o macaco a fazer careta
Foi a mão da natureza
Ensinou a aranha a fugir da vespa
Foi a mão da natureza
Quem encheu toda Terra de beleza
Quem pintou a joaninha
Foi a mão da natureza.


JOANINHA – link para a música
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=M3nw2D5Lc-0#!


"Joaninha é uma bolinha dessas bem pequenininhas
passeia na mão de uma menininha,
passa de um dedo pra outro dedo
Andando levinha, fazendo cosquinha....
como um brinquedo...
Não se vê pernas...nem cabecinha...
sou uma bola cheia de bolinhas!
mas de repente...adeus joaninha!
ate criou asas...aquela bolinha...
a joaninha voa pra longe...
vai passear em outra maozinha...
quem até hoje nao experimentou
tem em sua mão uma joaninha."


Link para a música - clique aqui

- Tenho mais atividades sobre o assunto… Vou postando aos poucos.

Coisinhas que funcionam bem na minha turma



- Sistema de sorteio:


Criança adora participar… Quem não gosta? E elas ficam tão entusiasmadas com algumas atividades que às vezes fico com pena de não poder convidar todo mundo…
Então utilizo um sistema que elas aceitam bem… Aliás elas gostam muito quando pego meus palitinhos e ficam todas na expectativa…
Quem será o sorteado?
Utilizo os palitinhos para quase tudo. Ida ao quadro, leitura, escolha de ajudante para distribuição de materiais…
Coloco sempre o palitinho sorteado ao lado da latinha para dar oportunidade a outras crianças.



- Pote de aneizinhos:


Durante muitos anos procurei utilizar recursos variados para incentivar participação da turma, resultados na aprendizagem, bom comportamento…

Fazia muitos bilhetinhos, colava estrelinhas no caderno ou então montava aqueles cartazes onde cada criança era representada por um foguetinho que tentava alcançar a lua de acordo com seu desempenho.
Mas em 2010, recebemos na escola em que trabalho uma estagiária de Psicologia, Andrêze Silva, que me deu um xerox de uma parte do livro “SOS ajuda para pais” de Lynn Clark.
Fiquei bem animada com o capítulo 14: Usando Pontos, Fichas e Contratos - e logo veio a ideia de como poderia adaptar para usar com minha turma de 1º ano.
A ideia é colocar fichas em um pote da turma durante a aula. O pote é um só, para a turma toda. Não existe um momento certo para colocar as fichas. Utilizo às vezes quando quero incentivá-los a tentar vencer um desafio, ou quando elogio por algum comportamento, ou pela participação numa determinada atividade, às vezes por alguma “palavrinha mágica” bem empregada, ou por uma carteira muito bem organizada e limpa, um dever bem feito e caprichado, um bilhete assinado… E aí vai…
Então por exemplo, combino que no dia seguinte elas deverão trazer um objeto surpresa iniciado com uma determinada letra, e no dia combinado apenas seis crianças lembram e trazem. Aí coloco no pote da turma seis aneizinhos… Utilizo aneizinhos de latinhas de refrigerante, já que não tenho fichas.
Combinei com a turma que teremos uma surpresa quando os aneizinhos atingirem a linha marcada no pote. Com isso fazemos piquenique, assistimos a uma sessão de cinema na escola e outras coisas que sei que as crianças vão gostar. “…atividades recompensadoras ajudam a motivar as crianças a melhorarem o seu comportamento.”
Agora é muito importante lembrar que esse pote é da turma, cada anelzinho que é acrescentado não pode ser retirado para penalizar alguém por uma atitude ruim… “…a criança pode ficar desencorajada com o programa se perder pontos depois de ganhá-los.”
 
 
 
 
 
 
 
Esse é o meu pote de aneizinhos.
Já está bem arranhado… Preciso de um outro.

 
 
 
 
 
 

 
 
 

Quebra-cabeça das vogais


Estou começando a preparar meus jogos para trabalhar com minha nova turma de 1º ano.
Adoro férias… Mas gosto muito quando começo a trabalhar… Minha cabeça fica a mil, cheia de ideias…
Estou preparando um quebra-cabeça para minha turma e vou compartilhar aqui para quem quiser.
O ideal é salvar as imagens antes de imprimir.
VOGAISVOGAISVOGAIS
VOGAISVOGAIS