Foto retirada do blog http://alfabetizacaoludica.fotosblogue.com/202071/DADO-SONORO/
Antes de iniciar o jogo, apresentei para as crianças o dado de oito lados, a cartela com figuras de animais numerados (citando o nome de cada animal e incentivando a turma a bater palma para cada sílaba, destacando a sílaba inicial) e falamos o nome de cada ficha com figuras e palavras, para facilitar a identificação das sílabas iniciais.
Utilizei esse jogo com minha turma. Trabalhei com 7 grupos e em cada grupo três crianças.
Uma criança de cada grupo joga o dado, a turma confere na cartela numerada qual é a figura e o grupo procura nas fichas do jogo uma que inicie com a mesma sílaba da figura da cartela numerada.
Cada grupo, em sua vez de jogar só pode pegar uma ficha. Quando todas as fichas daquela sílaba inicial se esgotarem, o grupo passa a sua vez.
Será vencedor, o grupo que ao final do jogo tiver conseguido mais fichas.
Nessa atividade, as crianças tiveram a oportunidade de colocar em prática suas descobertas com o som inicial de cada palavra.
- Cada mesa recebeu o xerox da cartela numerada do jogo e uma ficha com a atividade.
- Elas deveriam numerar a ficha de acordo com o nome do animal que aparece na cartela.
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO - MANUAL DIDÁTICO
- Como usar o baralho:
- Primeiro é necessário que as crianças conheçam todas as cartas do baralho. O professor deve apresentar uma carta de cada vez para que as crianças falem o nome de cada desenho. Esse conhecimento é importante para que elas sintam-se seguras na hora de jogar.
A primeira carta é do professor e a restante é distribuída pela sala.
A professora lê a primeira carta do jogo:
QUERO VER
A criança que recebeu a carta que dá sequência, apresenta sua carta dizendo:
Eu tenho ANEL e ABELHA.
O que começa como GATO?
E a próxima:
Eu tenho GALINHA e GARRAFA.
O que começa como RATO?
E assim por diante.
A turma fica toda ligada durante o jogo, pois eles precisam de muita atenção para que a sequência saia certa. Quando alguma criança se distrai na sua hora de falar, todos ficam na expectativa de descobrir quem é que está com a carta da vez.
Esse baralho tem 23 cartas e quando a última for lida, o professor completa a leitura da carta:
A criança fala:
Eu tenho BANDEJA E BANDEIRA
E o professor:
E ACABOU-SE
A BRINCADEIRA.
Para finalizar estimulando a rima.
OLÁ IARA, BOA NOITE!
ResponderExcluirTENDO ACOMPANHADO O SEU BLOG E FICO ENCANTADA COM TANTA COISA BACANA. ADOREI O JOGO "EU TENHO...QUEM TEM?, E GOSTARIA DE REPRODUZI-LO PARA TRABALHAR COM MEUS ALUNOS.
VOCÊ PODERIA ME ENVIAR A SEQUÊNCIA DAS CARTAS, QUERO APROVEITAR ESSA SEMANA PARA FAZER MAIS JOGOS.
AGRADEÇO DE CORAÇÃO.
Oi! É só baixar o pacote para seu computador, nesse link: http://www.medeirosjf.net/iara/alfabeto/eutenho.rar
ExcluirOlá Iara! Parabéns pelo seu trabalho! Tentei baixara o site acima e não consigo! Poderia me ajudar? Beijo...
ResponderExcluirola minha querida quero desde ja lhe dar os parabens por tantas atividades legais e desponibilizar para nos que deus abençoe sempre
ResponderExcluireu nao to conseguindo baixar ese jogo das letras iniciais logo ai de cima pode mim ajudar agradeço
ResponderExcluirOlá minha querida gostaria que você enviasse as 23 cartas do baralho alfabético que você fez das letras iniciais são muito bons mais náo to conseguindo baixar.desde ja gradeco
ResponderExcluirvileneferreira@hotmail.com
ResponderExcluir