Fiz com minha turma a joaninha que já postei aqui no blog.
Sondei com as crianças se alguma já havia visto uma joaninha de verdade.
Qual o tamanho da joaninha que você viu?
Onde é mais fácil encontrar as joaninhas?
Pedi que elas comparassem o tamanho da joaninha que eles já viram com o tamanho das joaninhas que foram feitas pela turma. (MAIOR OU MENOR?)
Perguntei sobre a altura das crianças da sala:
- Quem é maior?
- Quem é menor?
Perguntei quantas joaninhas enfileiradas precisaríamos colocar, para atingir a altura da criança menor?
Aí combinamos que usaríamos a fileira de joaninhas para medir a altura de cada um, assim poderíamos passar a organizar a fila de acordo com a ordem de tamanho.
Obs.: Apesar de organizar minha fila assim, todos os dias o ajudante daquele dia fica na frente. Assim, todos terão a oportunidade de ser o primeiro na fila.
Como dever de casa, dei a história do Rei para que a família pudesse ler junto com a criança e conversassem sobre o texto.
UM REI VIVIA FELIZ EM SEU CASTELO. MAS, UM DIA, MUITA GENTE SE REUNIU NA PRAÇA PARA PROTESTAR CONTRA A FALTA DE MORADIA.
O REI ORDENOU, ENTÃO, QUE FOSSE DISTRIBUÍDO UM TERRENO PARA CADA FAMÍLIA. OS TERRENOS SERIAM MEDIDOS PELO TAMANHO DO PÉ DE SUA MAJESTADE.
ENQUANTO OS TRABALHOS DE MEDIÇÃO SE REALIZAVAM, O REI MORREU. COMO ERA O COSTUME, FOI SUBSTITUÍDO POR SEU FILHO, QUE AINDA ERA UMA CRIANÇA.
O POVO FICOU MUITO TRISTE POR CAUSA DA MORTE DO REI. MAIS AINDA POR CAUSA DA DIMINUIÇÃO DO TAMANHO DOS TERRENOS.
- Usar o pé da rainha na medição do terreno.
- Usar um barbante para medir o pé do rei (lógico que antes do enterro) e usar o barbante para as medições.
- Usar duas medidas do pé do reizinho para conseguir a mesma medida do pé do rei pai.
Propus fazermos as medições no pátio para tentarmos encontrar o tamanho do terreno que o rei daria para cada súdito.
Através de conversa, as crianças concluíram que daria muito trabalho se utilizássemos as medidas que nós tínhamos. Então combinamos que no dia seguinte eles conversariam com a família para saber quais os instrumentos que são usados para medir o tamanho das coisas e que trariam no dia seguinte.
- régua
- fita métrica
- trena
Mostrei para as crianças a utilidade de cada um e utilizamos para fazer várias medições.
Finalmente substituí na sala as joaninhas pelo metro para podermos medir a altura de cada criança.
Bom dia, estou vendo seu trabalho,muito lindo!!!
ResponderExcluirGostaria de saber se você sabe quem canta a música da dança da Joaninha.Não estou conseguindo gravar e precisava muito...
Obrigada. Abraços
Gostaria de saber se existe uma ordem para trabalhar as letras do alfabeto com a preguicinha, ou se trabalha aleatoriamente???
ResponderExcluir