Letra J– A descoberta da Joaninha


A letra J é bastante sonora. As crianças identificam muito rápido as palavras em que ela aparece.
Num dever de casa, pedi ajuda aos pais para pesquisarem junto com a criança, objetos que têm o nome com esse som inicial e que mandassem para a escola, um objeto (surpresa) para que a turma adivinhasse.

image

Na correção desse dever, as crianças que trouxeram a surpresa na mochila, deram dicas e as crianças faziam perguntas sobre o que poderia ser.
  • leve
  • tem na cozinha
  • usado para colocar suco ou vitamina
jarrajarra1
 
  • brinquedo
  • animal
jacaré
 
E outras…
 
jaquetajornalJOGADOR
 
Com o nome desses objetos, fiz uma ficha de leitura que vai servir para consulta:
  • maior e menor palavra
  • o que rima
  • palavra que começa com o pedacinho…
LETRA J
 
Como cada criança faz o seu desenho, fica mais fácil a identificação da palavra na hora da consulta.
 
letra j
 
Sugestões de atividades com a ficha de leitura:
  • Leia a ficha junto com o coleguinha.

  • Procure na ficha e escreva no caderno a palavra que:
    • rima com chulé
    • inicia igual a “jornada”
    • lembra futebol
    • lembra notícias
    • tem 3 pedacinhos (três sílabas)

  • Procure na ficha e escreva no caderno:
    • a maior palavra
    • a menor palavra
Outras sugestões para trabalhar a letra J:
 
FICHALETRA J
 
O espaço no final da folha pode ser usado para fazer o desenho da joaninha seguindo uma sequência de numerais ordinais.
 
 
11
 
DEVER03
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Oi Iara!
    Você e suas contribuições tão criativas.
    A letra j é uma das letras que tenho percebido nas crianças uma grande dificuldade para organizar a letra na direção certa. Os que tem dificuldade geralmente invertem.Tem sido a leta campeão. Irei aproveitar as suas sugestões e trabalharei com eles.
    Parabéns pela postagem e obrigada por compartilhar.
    Super abraço e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosangela! Grande parte dos meus alunos têm a mesma dificuldade. Fiz esse ano uma ficha para todos os meus alunos. De um lado os numerais de 0 a 9 e do outro o alfabeto. Toda vez que eles invertem a escrita, peço que consultem na ficha. Acredito que com essa visualização constante, eles vençam essa dificuldade mais rapidamente. Se você quiser o arquivo, deixe seu email que lhe envio.

      Excluir
    2. EU QUERO karlacandido1@gmail.com

      Excluir
  2. Ola Iara
    gostaria de receber todas as fichas de leitura, de todas as consoantes, teria como me fornecer.
    muito bom seu blog
    Parabéns
    rezinhacarreiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem?
      Minhas fichas de leitura são mudadas todo o ano. Não sei se você percebeu nessa postagem do J, ela surge de acordo com os objetos que as crianças trazem no dia combinado. E na verdade não faço do alfabeto todo, pois quando aparece uma palavra numa ficha de leitura, nela já aparecem outras sílabas que não fazem parte daquela letra em destaque, então automaticamente já estou trabalhando com outros fonemas. Dessa forma, antes de montar todas as fichas, as crianças já estão praticamente lendo e escrevendo, tornando desnecessário continuar montando fichas... A partir daí, mudo meu trabalho. Não sei se fui clara. Qualquer coisa me envia um email e te explico melhor. Um abraço.

      Excluir
    2. Meu email: alfabetizando.iaramedeiros@gmail.com

      Excluir

Seu comentário é muito importante...