Jogo “Dado Sonoro”




Dado Sonoro
Foto retirada do blog http://alfabetizacaoludica.fotosblogue.com/202071/DADO-SONORO/

Antes de iniciar o jogo, apresentei para as crianças o dado de oito lados, a cartela com figuras de animais numerados (citando o nome de cada animal e incentivando a turma a bater palma para cada sílaba, destacando a sílaba inicial) e falamos o nome de cada ficha com figuras e palavras, para facilitar a identificação das sílabas iniciais.
Utilizei esse jogo com minha turma. Trabalhei com 7 grupos e em cada grupo três crianças.
Uma criança de cada grupo joga o dado, a turma confere na cartela numerada qual é a figura e o grupo procura nas fichas do jogo uma que inicie com a mesma sílaba da figura da cartela numerada.
Cada grupo, em sua vez de jogar só pode pegar uma ficha. Quando todas as fichas daquela sílaba inicial se esgotarem, o grupo passa a sua vez.
Será vencedor, o grupo que ao final do jogo tiver conseguido mais fichas.
 
Aproveitando a cartela do jogo realizamos também essa atividade.
  • Cada mesa recebeu o xerox da cartela numerada do jogo e uma ficha com a atividade.
  • Elas deveriam numerar a ficha de acordo com o nome do animal que aparece na cartela.

dado-sonoro_thumb1
Nessa atividade, as crianças tiveram a oportunidade de colocar em prática suas descobertas com o som inicial de cada palavra.
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO - MANUAL DIDÁTICO

Utilizando a mesma ideia do jogo de baralho do alfabeto, “Eu tenho… Quem tem?…”, elaborei as cartas destacando o trabalho com a sílaba inicial.

Eu tenho... Quem tem?
  • Como usar o baralho:
  • Primeiro é necessário que as crianças conheçam todas as cartas do baralho. O professor deve apresentar uma carta de cada vez para que as crianças falem o nome de cada desenho. Esse conhecimento é importante para que elas sintam-se seguras na hora de jogar.

00B
A primeira carta é do professor e a restante é distribuída pela sala.
A professora lê a primeira carta do jogo:


QUERO VER
QUEM TEM AQUI
O QUE COMEÇA
COMO ABACAXI?



A criança que recebeu a carta que dá sequência, apresenta sua carta dizendo:

00c


Eu tenho ANEL e ABELHA.
O que começa como GATO?






E a próxima:

00d


Eu tenho GALINHA e GARRAFA.
O que começa como RATO?





E assim por diante.
A turma fica toda ligada durante o jogo, pois eles precisam de muita atenção para que a sequência saia certa. Quando alguma criança se distrai na sua hora de falar, todos ficam na expectativa de descobrir quem é que está com a carta da vez.
Esse baralho tem 23 cartas e quando a última for lida, o professor completa a leitura da carta:

A criança fala:
Eu tenho BANDEJA E BANDEIRA
E o professor:
E ACABOU-SE
A BRINCADEIRA.
Para finalizar estimulando a rima.

3 comentários:

  1. OLÁ IARA, BOA NOITE!
    TENDO ACOMPANHADO O SEU BLOG E FICO ENCANTADA COM TANTA COISA BACANA. ADOREI O JOGO "EU TENHO...QUEM TEM?, E GOSTARIA DE REPRODUZI-LO PARA TRABALHAR COM MEUS ALUNOS.
    VOCÊ PODERIA ME ENVIAR A SEQUÊNCIA DAS CARTAS, QUERO APROVEITAR ESSA SEMANA PARA FAZER MAIS JOGOS.
    AGRADEÇO DE CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! É só baixar o pacote para seu computador, nesse link: http://www.medeirosjf.net/iara/alfabeto/eutenho.rar

      Excluir
  2. Olá Iara! Parabéns pelo seu trabalho! Tentei baixara o site acima e não consigo! Poderia me ajudar? Beijo...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...