- Conversa na rodinha sobre a importância de ter um nome.
- Ler a poesia: Que nome você tem? - Depois colocar a música para as crianças (CANTALELÊ)
- Leitura do livro: Nomes de Gilda Meirelles
O texto desse livro é uma brincadeira de rima com vários nomes. E no final é assim:
"E AGORA, UMA DÚVIDA ME CONSOME:
O QUE É QUE RIMA COM O SEU NOME?"
- Por causa do livro acima citado, propus uma brincadeira: Brincando de rimar
MEL, PASTEL, CHAPÉU, CARROSSEL, HOTEL, PINCEL, CARRETEL -
O NOME É MIGUEL.
Usar o link para conseguir rimas.
RIMADOR - SONETOS
Alguns nomes precisam ser modificados para encontrarmos as rimas.
KIMBERLY - Kimberli
ERICK - Erique
Alguns nomes precisam ser modificados para encontrarmos as rimas.
KIMBERLY - Kimberli
ERICK - Erique
- Levei para mostrar na "rodinha" meus documentos: certidão de nascimento, identidade, carteira de habilitação, título de eleitor.
- Pedi para que as crianças pesquisassem em casa os documentos que elas têm.
- Pedi para que as crianças pesquisassem em casa os documentos que elas têm.
- Leitura da poesia: NOME DA GENTE - Pedro Bandeira
O Nome da Gente
Pedro Bandeira
Eu não gosto
do meu nome
não fui eu
quem escolheu.
Eu não sei
porque se metem
com um nome
que é só meu!
O nenê
que vai nascer
vai chamar
como o padrinho
vai chamar
como o vovô
mas ninguém
vai perguntar
o que pensa o coitadinho.
Foi meu pai quem decidiu
que o meu nome fosse aquele
Isso só seria justo
se eu escolhesse
o nome dele.
Quando eu tiver um filho,
Não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
ele que escolha um !
- Pedir que as crianças pesquisem o motivo pelo qual seu nome foi escolhido.
PESQUISANDO...
SEU NOME É UMA DAS PALAVRAS MAIS BELAS QUE EXISTEM, POIS REPRESENTA VOCÊ!
PROCURE SABER COM ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA O PORQUÊ DA ESCOLHA DO SEU NOME E PEÇA QUE REGISTREM AS INFORMAÇÕES ABAIXO. IREMOS CONVERSAR SOBRE AS INFORMAÇÕES EM SALA.
- É interessante que no dia seguinte à entrega da pesquisa, as crianças tenham a oportunidade de contar para os coleguinhas o que elas descobriram sobre como foi feito a escolha do seu nome.
Posso trabalhar este conteúdo com o 3º ano, ou é muito infantil para esta turma ?
ResponderExcluirOi, Lilian! Você pode adaptar para sua turma. Toda criança gosta de poesia. Acho que você pode aproveitar o texto e essa pesquisa sobre o nome normalmente é feita no primeiro ano. Mas no 3º ano eles estão com mais compreensão, e eles podem pesquisar outros nomes que a família pensou, outro nome que eles gostariam de ter... Você tem muitas opções para trabalhar.
ExcluirGostei bastante do seu blog, parabéns!
ResponderExcluirMuito interessante.
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirRecluse rustres hauteur je menager ii sonnent humains on va.
ResponderExcluir