Desafio da letra F




Resolvi fazer um teste com meus alunos para saber como está indo o aprendizado da letra F. Por isso elaborei esta atividade do desafio.


- Antes de entregar a atividade para as crianças, perguntei se alguém sabia o significado de desafio. Algumas crianças tentaram dar uma explicação, mas teve uma resposta que me chamou a atenção. Cheguei até a gravar o que a garotinha disse:


"Desafio é quando uma pessoa desafia a outra a fazer uma coisa que ela nunca fez e ela não sabe se vai conseguir ou não." Kamily - 6 anos.




- Fiz cada parte do desafio oral. Preparei uma lista no quadro e cada criança escolhia a palavra que achava melhor.


Animal: FOCA


Nome: FIFINHA - FIFI - FILÓ - FOFÓ - FOFUDINHA


Como ela é: FOFINHA - FEIA - FALANTE - FOFOQUEIRA


O que gosta de comer: FLOR - FOLHA - FRANGO - FORMIGA - FÍGADO DE PEIXE - FRUTA - FRAMBOESA -


O que não gosta: FOFOCA - FRANGO FRITO - FEIJÃO - FAROFA - FUBÁ - FARINHA


Melhor amiga: FILHA DA FOCA - FORMIGA - FADA


Lugar preferido: FRANÇA - FONTE - FORTE - FLORESTA - FLÓRIDA




Preguicinha


- Usando vários objetos com o nome começado com F, trabalhei a atividade da Preguicinha. As crianças ficaram cientes de que a palavra que iria aparecer no envelope estaria no meio dos objetos.


- O objetivo da Preguicinha é que a criança tente descobrir a palavra, olhando uma letra de cada vez. A palavra é retirada de um envelope lentamente.
 
 


  • Como eu tinha entre os objetos um pedaço de fio e uma fita, as crianças se agitaram. Muitas conseguiram ler esse pedaço... E eu, claro, muito feliz. Aí mostrei  o restante da palavra...

   


3 comentários:

Seu comentário é muito importante...