M de Monstros

No dia 6 de maio comecei a trabalhar em uma turma de 2º período substituindo uma professora que está de licença.

A turma é ótima… Eles são muito amigos e gostam muito de tudo que a gente faz.

Como eles estão trabalhando com o tema “monstros”, e percebi que estão adorando, resolvi continuar trabalhando com mais histórias.

Quando cheguei a professora já havia trabalhado com alguns livros:

 

 

Sérgio está tentando dormir, mas vê refletido na parede do seu quarto a sombra de árvores, que se parecem monstros cada vez mais feios. Aos poucos, ele aprende a domar os "monstros" junto do seu medo.

 

 

 

Você já desconfiou de alguém que pudesse ser um monstro? Este livro o ajudará a descobrir se você deve correr ou não...

 

 

 

Para quem lê este livro de monstro, existem duas possibilidades - ou a pessoa o lê à noite, e ri até cair da cama, ou lê de dia, e ri até cair no chão. Um livro cheio de possibilidades e de piadas.

 

http://revistacrescer.globo.com/Videos/Livro-contado/noticia/2013/03/livro-contado-na-crescer-quando-nasce-um-monstro-por-furunfunfum.html

 

Digitalizar0001Digitalizar0002

 

A montanha, o silêncio ou o medo, quem é o mais gigante? Tem também o céu, o barulho, o tédio, o mar... Neste belo livro, os personagens são elementos da natureza e atitudes do comportameno humano.Como num duelo de titãs, eles medem forças para eleger o mais forte. Quem vencerá? Um convite para o leitor explorar seus sentimentos.

 

 

  • Continuando o trabalho, apresentei também…

 

Quando a Laura e o Leo vão dormir, além de descansar, eles sonham muito. O engraçado é quando os sonhos brincam (e brigam) uns com os outros…

 

 

 

 

 

Para quem se assusta com o monstro do armário, do banheiro e tantos outros que colocam medos nas crianças, esse livro apresenta de forma divertida, com poesia e figuras, esse medo que mexe com a imaginação das crianças e só permite que elas digam uma palavra: "Mmmmmonstros!

 

 

 

 

  • Aproveitei para mostrar a letra M maiúscula e minúscula.
  • Na poesia: “O monstro do sonho” aparece a ilustração da menina deitada na cama segurando seu ursinho. Na rodinha perguntei às crianças se elas gostavam de dormir abraçadas com algum objeto e sugeri que no dia seguinte cada uma levasse esse objeto para mostrar. No dia seguinte tivemos a presença de muitos bichinhos de pelúcia e paninho de cheiro para alegrar nossa aula.

 

O Pequeno MonstroImagine que duas crianças se perderam num pântano assustador, povoado pelos mais terríveis monstros! E o Monstro-Rei mandou Chuac atrás delas, pois ele queria devorar as pobrezinhas no jantar! O que você acha que o Chuac vai fazer?

 

 

 

  • Fizemos monstros usando as formas geométricas.
  • No livro, os monstros nascem de frutinhas parecidas com as mamonas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamona

Aproveitei a semelhança e as crianças fizeram de massinha, os monstrinhos.

IMG_20130521_120505

 

No dever de casa elas representaram seus monstros com desenhos.1a

  • Com bolinhas de papel cada criança montou o seu monstrinho.

image 

  • E depois preparei fichinhas com os numerais 1, 2, 3 e 4 (que foram os numerais trabalhados na sala). Cada criança sorteou uma fichinha e colou olhinhos no seu monstrinho de acordo com a quantidade tirada na fichinha.
  • Depois que os monstrinhos ficaram prontos, propus as seguintes questões:
    • Qual o tamanho de cada monstrinho?
    • Eles são grandes ou pequenos?
    • Quantos monstrinhos precisaríamos para atingir a altura de uma criança da turma?

  • E aí, colocamos os monstrinhos em papel pardo, um por cima do outro e fizemos as medições.

 

  • Outro livro que trabalhei: O monstro de Rosana Rios

 

  • Algumas atividades:

2710A

 

 

  • Outras sugestões:

 

A Múmia precisa do descanso de 1000 anos, mas seus vizinhos barulhentos não se mostram muito dispostos a colaborar. Acompanhe esta e outras confusões na divertida reunião de condomínio de um prédio onde moram o Drácula, o Bicho-Papão, o Frankenstein e outros famosos personagens

 

 

Arnaldo mora sozinho numa cabana no alto de uma montanha. Ele acredita ter alma de artista, tamanha é a sua sensibilidade. Tudo ia bem e ele vivia feliz apreciando as belezas da natureza ao seu redor. Um dia, porém, percebeu que faltava algo alguém para compartilhar sua sensibilidade artística. Decidido a encontrar uma companhia, Arnaldo resolve procurar seus vizinhos, três espécies diferentes de aves. O que ele acaba encontrando, no entanto, é apenas incompreensão e decepção. De forma bem-humorada, o livro propõe à criança uma reflexão sobre a solidão e vida em sociedade.

 

"Será que estou virando um monstro" é um livro bem-humorado que fala sobre a imaginação. Por meio do pensamento pode-se inventar qualquer coisa, e as coisas podem ter outras utilidades. O menino começa a imaginar com o que se parece cada parte do seu corpo e parece estar virando um monstro.

 

 

PROF SASA

Como fazer - clique aqui

- Dedoche ou lapisdoche

  • A minha intenção era finalizar o projeto e também meu tempo com a turma, com o vídeo “Monstros S.A.”, mas não houve chance.

8 comentários:

  1. Ótima sugestões de atividades, parabéns!
    Sua criatividade é 10!

    ResponderExcluir
  2. Curti bastante essa ideia se possível sempre coloque os moldes fica bem mais fácil obrigadinha tchau.Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Adorei estes monstrinhos Iara!!!!! As crianças sempre gostam de histórias que arrepiam. Quando surgir uma oportunidade vou fazê-los também. Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a ideia desse projeto também, Carmem! Principalmente de trabalhar com o livro "O pequeno monstro". As crianças viviam pedindo para eu ler novamente... Eu tenho o livro se você precisar, ok?

      Excluir
  4. Parabéns! Seu blog é muito legal! Revela um trabalho coerente na alfabetização. Fiquei feliz por visitá-la!

    ResponderExcluir
  5. Amei!!!! Parabéns pela criatividade!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...