M de Monstros

No dia 6 de maio comecei a trabalhar em uma turma de 2º período substituindo uma professora que está de licença.

A turma é ótima… Eles são muito amigos e gostam muito de tudo que a gente faz.

Como eles estão trabalhando com o tema “monstros”, e percebi que estão adorando, resolvi continuar trabalhando com mais histórias.

Quando cheguei a professora já havia trabalhado com alguns livros:

 

 

Sérgio está tentando dormir, mas vê refletido na parede do seu quarto a sombra de árvores, que se parecem monstros cada vez mais feios. Aos poucos, ele aprende a domar os "monstros" junto do seu medo.

 

 

 

Você já desconfiou de alguém que pudesse ser um monstro? Este livro o ajudará a descobrir se você deve correr ou não...

 

 

 

Para quem lê este livro de monstro, existem duas possibilidades - ou a pessoa o lê à noite, e ri até cair da cama, ou lê de dia, e ri até cair no chão. Um livro cheio de possibilidades e de piadas.

 

http://revistacrescer.globo.com/Videos/Livro-contado/noticia/2013/03/livro-contado-na-crescer-quando-nasce-um-monstro-por-furunfunfum.html

 

Digitalizar0001Digitalizar0002

 

A montanha, o silêncio ou o medo, quem é o mais gigante? Tem também o céu, o barulho, o tédio, o mar... Neste belo livro, os personagens são elementos da natureza e atitudes do comportameno humano.Como num duelo de titãs, eles medem forças para eleger o mais forte. Quem vencerá? Um convite para o leitor explorar seus sentimentos.

 

 

  • Continuando o trabalho, apresentei também…

 

Quando a Laura e o Leo vão dormir, além de descansar, eles sonham muito. O engraçado é quando os sonhos brincam (e brigam) uns com os outros…

 

 

 

 

 

Para quem se assusta com o monstro do armário, do banheiro e tantos outros que colocam medos nas crianças, esse livro apresenta de forma divertida, com poesia e figuras, esse medo que mexe com a imaginação das crianças e só permite que elas digam uma palavra: "Mmmmmonstros!

 

 

 

 

  • Aproveitei para mostrar a letra M maiúscula e minúscula.
  • Na poesia: “O monstro do sonho” aparece a ilustração da menina deitada na cama segurando seu ursinho. Na rodinha perguntei às crianças se elas gostavam de dormir abraçadas com algum objeto e sugeri que no dia seguinte cada uma levasse esse objeto para mostrar. No dia seguinte tivemos a presença de muitos bichinhos de pelúcia e paninho de cheiro para alegrar nossa aula.

 

O Pequeno MonstroImagine que duas crianças se perderam num pântano assustador, povoado pelos mais terríveis monstros! E o Monstro-Rei mandou Chuac atrás delas, pois ele queria devorar as pobrezinhas no jantar! O que você acha que o Chuac vai fazer?

 

 

 

  • Fizemos monstros usando as formas geométricas.
  • No livro, os monstros nascem de frutinhas parecidas com as mamonas.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamona

Aproveitei a semelhança e as crianças fizeram de massinha, os monstrinhos.

IMG_20130521_120505

 

No dever de casa elas representaram seus monstros com desenhos.1a

  • Com bolinhas de papel cada criança montou o seu monstrinho.

image 

  • E depois preparei fichinhas com os numerais 1, 2, 3 e 4 (que foram os numerais trabalhados na sala). Cada criança sorteou uma fichinha e colou olhinhos no seu monstrinho de acordo com a quantidade tirada na fichinha.
  • Depois que os monstrinhos ficaram prontos, propus as seguintes questões:
    • Qual o tamanho de cada monstrinho?
    • Eles são grandes ou pequenos?
    • Quantos monstrinhos precisaríamos para atingir a altura de uma criança da turma?

  • E aí, colocamos os monstrinhos em papel pardo, um por cima do outro e fizemos as medições.

 

  • Outro livro que trabalhei: O monstro de Rosana Rios

 

  • Algumas atividades:

2710A

 

 

  • Outras sugestões:

 

A Múmia precisa do descanso de 1000 anos, mas seus vizinhos barulhentos não se mostram muito dispostos a colaborar. Acompanhe esta e outras confusões na divertida reunião de condomínio de um prédio onde moram o Drácula, o Bicho-Papão, o Frankenstein e outros famosos personagens

 

 

Arnaldo mora sozinho numa cabana no alto de uma montanha. Ele acredita ter alma de artista, tamanha é a sua sensibilidade. Tudo ia bem e ele vivia feliz apreciando as belezas da natureza ao seu redor. Um dia, porém, percebeu que faltava algo alguém para compartilhar sua sensibilidade artística. Decidido a encontrar uma companhia, Arnaldo resolve procurar seus vizinhos, três espécies diferentes de aves. O que ele acaba encontrando, no entanto, é apenas incompreensão e decepção. De forma bem-humorada, o livro propõe à criança uma reflexão sobre a solidão e vida em sociedade.

 

"Será que estou virando um monstro" é um livro bem-humorado que fala sobre a imaginação. Por meio do pensamento pode-se inventar qualquer coisa, e as coisas podem ter outras utilidades. O menino começa a imaginar com o que se parece cada parte do seu corpo e parece estar virando um monstro.

 

 

PROF SASA

Como fazer - clique aqui

- Dedoche ou lapisdoche

  • A minha intenção era finalizar o projeto e também meu tempo com a turma, com o vídeo “Monstros S.A.”, mas não houve chance.

Bingo do Alfabeto


Montei hoje um jogo de bingo para trabalhar com minha turma.


- Ele pode ser usado falando o nome das letras ou falando a palavra para que as crianças identifiquem a primeira letra.


Trabalhando com o Alfabeto

 

Trabalho bastante com minha turma com a leitura das letras do alfabeto.

Leia aqui sobre a importância do conhecimento do alfabeto.

Utilizo sempre o baralho “Eu tenho a carta...”. As crianças já reconhecem todas as cartas, assim como o som de muitas letras.

Aproveitei para montar duas atividades no computador para trabalhar com o baralho.

Em alguns computadores demora um pouco para carregar na primeira vez, sendo necessário fechar e abrir novamente.

image

 

Jogo do Alfabeto

 

image

 

Jogo do Alfabeto – Parte 2

 

Trabalhei também com a música da Turma da Mõnica – ABC.

Música: ABC - Turma da Mõnica (MP3)

 

- Outras sugestões:

 

ALFABETO DA XUXA

 

 

 

 

.

Parlenda dos dedinhos

Leitura de Parlenda:



"DEDO MINDINHO

SEU-VIZINHO

PAI DE TODOS

FURA-BOLO

MATA-PIOLHO".

          PARLENDA POPULAR



-Trabalhei a quantidade cinco.

-Montamos a parlenda. As crianças tentaram descobrir a fichinha certa pelo som da primeira letra das palavras.

-A parlenda foi colada no caderno de leitura e lida em casa junto com a família.



 




-Dei uma mãozinha para cada criança e elas fizeram a reescrita da parlenda. Aproveitei para verificar o nível de escrita de cada uma.

 


- Montei um joguinho para brincar em sala.
 PARLENDA1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
- E vou usar esse na aula de informática:

image
 
 

Assinatura animada

 

assinatura_1Minha turminha é muito empolgada com as atividades na sala de informática. Quarta-feira é um dia muito esperado…

Na semana passada eu trouxe para a turma um endereço para que cada criança pudesse fazer o próprio nome utilizando-se de ferramentas variadas.

Além de escrever seu nome, eles poderiam escolher o tamanho da letra, a fonte, a cor e ainda decidir a figurinha que ficaria junto do nome.

As crianças trabalharam em duplas, umas ajudando as outras e as assinaturas foram feitas com muita criatividade…

ANDREW_thumb_thumb3 ARTHUR_thumb_thumb2 grazielli_thumb3_thumb2
GUILHERME_thumb_thumb4 MARIA-LUISA_thumb3_thumb4 MATHEUS_thumb1_thumb3
  JANDERSON  
maycon_thumb1_thumb1 PAMELA_thumb4_thumb2 PETERSON_thumb1_thumb2
RAFAELLE_thumb1_thumb2 SABRINA-DE-ALMEIDA_thumb2_thumb2 SABRINA_thumb2_thumb3
SILAS_thumb1_thumb2 STHEFANY_thumb1_thumb2 VIVIANE_thumb1_thumb2

Link do site de Assinaturas Animadas: CLIQUE AQUI.

 

 

 

 

.