Jogo de Bingo de Letras - 16 cartelas
Esse é meu blog. Foi feito com muito carinho para você... Aqui dou dicas de atividades que faço em sala de aula com minha turma de 1º ano. Além dessas atividades, clicando lá em cima no canto direito, você vai ver alguns jogos que ajudam na alfabetização da minha turma. Seja bem-vindo!
A descoberta da Joaninha–parte 3
- Música: Dona Joaninha (clique no link para ouvir)
No vasinho da varanda
Mora dona Joaninha.
Toca flauta, canta e dança
Ela é mesmo engraçadinha.
Procurando vaso em vaso
No jardim quer encontrar
Um inseto bem charmoso
Pra com ele se casar.
Dona Joaninha tem
Um par de asas vermelhinhas
ela mesma que pintou
com bolinhas bem pretinhas.
Dona Joaninha tem
Duas antenas bem fininhas
Todo dia ela passeia
Lá no vaso da cozinha.
- Trabalhando com um trecho da música:

- As crianças circularam no texto o título da música e as palavras que deixei destacadas no quadro.
- Vale a pena visitar o blog dela. Lá tem outras ideias de atividades da joaninha:
- Brincadeira: Passa, passa joaninha
- JOGO: JOANINHA CAÇA-BOLINHAS E O JOGO DA JOANINHA – Jogos bem interessantes no blog do CMEI Novo Horizonte
- Conheça o trabalho no blog da professora Calu, que fez um trabalho bem legal com sua turminha do maternal, sobre a história “A descoberta da joaninha”.
Convite–Grúfalo
Na história do Grúfalo, o ratinho demonstrou muita esperteza e enganou todos os bichos que pensaram em comê-lo, inclusive o Grúfalo que foi embora bastante assustado acreditando que o prato preferido daquele ratinho era “Ensopado de Grúfalo”.
O que será que aconteceria se o nosso ratinho resolvesse convidar o Grúfalo para um jantar em sua casa?
Seria muito atrevimento, não é mesmo?
Olhe o convite que ele resolveu enviar.
Sugestões para trabalhar o convite:
- Leitura do professor.
- Identificação de palavras – as crianças tentam encontrar e apontar palavras que já conseguem ler sozinhas.
- Perguntar para as crianças se elas sabem que tipo de texto é este.
- Será que o Grúfalo vai aceitar este convite? Será que ele tem coragem de ir na casa do ratinho?
- Como ele poderá responder a este convite? (as crianças sugeriram “carta” e “bilhete”)
- Conversamos também sobre email e whatsapp.
- Antes da escrita do bilhete, pedi que as crianças oralmente dessem ideia da desculpa que o Grúfalo usaria para recusar o convite.
- …estou passando mal
- …tenho muito trabalho
- …vou jogar futebol
- A escrita do bilhete foi feita através de escrita dirigida.
Cartaz do convite – arquivo em .pdf - BAIXE AQUI
O Grúfalo
Usando de astúcia e imaginação, um ratinho vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente. O Grúfalo, de Julia Donaldson, é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação. As bonitas ilustrações, de Axel Scheffler, complementam a graça do texto e convidam a acompanharmos o ratinho em seu passeio pela floresta.
Conheça a história aqui: http://blogcantinhodadeia.blogspot.com/2011/06/as-criancas-adoraram-historia-do.html
Página oficial: http://www.gruffalo.com/?utm_source=facebook&utm_medium=FBPost&utm_term=na&utm_content=na_visit_-na&utm_campaign=Facebooksignup
Fiquei bastante curiosa quando vi sobre este livro no material do Trilhas. O livro foi comentado no Caderno de Orientações “Histórias com Engano”.
A partir daí, não sosseguei enquanto não comprei meu livro. E este ano, resolvi trabalhar com minha turma.
-Sugestão para introduzir a história:
- Perguntar às crianças se elas sabem o que são pegadas. (Marcas deixadas no chão; rasto;sinal)
- Apresentar algumas pegadas e deixar que as crianças tentem descobrir de quem são.
- Mostrar a pegada do grúfalo e perguntar se eles imaginam que animal pode ser. Se deve existir um animal com aquela pegada e fazendo um suspense.
Apresentar a capa do livro, ler os nomes do autor e do ilustrador e fazer perguntas sobre o nome do bicho escrito no título, como, por exemplo: “Vocês sabem o que é um grúfalo? Esse nome existe ou é inventado? Conhecem algum bicho que tem um nome parecido com esse?” (Roteiro de trabalho – Trilhas)
- Depois que a história foi contada, as crianças fizeram a ilustração.
Se você for trabalhar também com o livro, vale a pena dar uma olhada no Caderno do Trilhas.