Livro: O aniversário do Seu Alfabeto

Comecei esse ano trabalhando o livro do Seu Alfabeto.
Cheia de ideias, ainda não consegui terminar.
Segue umas sugestões:

  1. Explorar a capa do livro, destacando o nome do autor e do ilustrador.
  2. Contar a história. Preferi contar a história sem destacar a parte do S e do R dobrado e também sem dar destaque para o M antes de P e B. Então fiz uma adaptação da história para minha turma.
  3. Propor que as crianças façam a ilustração de uma parte da história.
  4. Distribuir para as crianças a letra inicial do nome delas para a colagem no caderno e que elas completem o restante do primeiro nome. Elas poderão desenhar algo que comece com a letra do nome delas.
  5. Trabalhar com o baralho “Quem trouxe?” sobre os presentes que o Seu Alfabeto ganhou.
 
No início trabalho com o baralho todo na minha mão. Apresento a primeira carta e falo:

"EU SOU O SENHOR ALFABETO.
QUEM TROUXE O RELÓGIO?"

 
E as crianças respondem:
"FOI A LETRA R."
 
E eu mostro a próxima carta.
 

 
Aí eu digo:
"QUEM TROUXE O NAVIO?"

E as crianças respondem:
"FOI A LETRA N."
 
Segue a sequência até chegar na última carta do baralho.
Nesse momento aproveito para trabalhar a rima.
 

No início o baralho deve ser usado para que as crianças conheçam as letras e qual é a inicial de cada objeto, então as cartas são apresentadas na sequência. Depois elas poderão ser usadas na rodinha e cada criança segura uma carta. A criança que está com a carta na mão desafia as outras a descobrirem quem deu o presente desenhado na carta. Segue assim até fechar o ciclo.

 
Clique AQUI para download do baralho.
LEMBRETE: Para fazer download de qualquer atividade sem perder a qualidade da imagem siga os passos.
  1. Clique no link abrindo a página do Picasa.
  2. Clique na imagem escolhida.
  3. Na parte de cima clique em: "Mais" e "Fazer download da foto".
  4. Salve a imagem em seu computador depois mande imprimir.
 
Já apresentei outro baralho no blog nesse link.

- Encontrei um link com uma trilha do Seu Alfabeto bem interessante:

http://primeiroencanto.blogspot.com.br/2010/04/jogo-do-seu-alfabeto.html

- Numa próxima postagem vou colocar outras atividades que trabalhei com minha turma.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom! Também estou amando trabalhar com esse livro. Amanhã tem mais...

      Excluir
  2. Baralho nota mil!!!
    Iara, você tem um gigantesco talento! Competência mil! Beijinhos?, Priscila

    ResponderExcluir
  3. FANTÁSTICO ESSE SEU TRABALHO PARABÉNS

    ResponderExcluir
  4. O autor do Livro era meu professor na infância tive o prazer de ler esse livro na primeira edição. E mudou minha vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Rachel! E o livro faz muito sucesso. Conheço muitos professores alfabetizadores que utilizam o livro não só como leitura deleite, mas também para ajudar no processo de alfabetização.

      Excluir

Seu comentário é muito importante...