Letra V


- Aproveitei alguns ditados populares em que aparecem a palavra VACA para trabalhar a letra V.
FOLCLORE
- As crianças poderão procurar a palavra VACA em cada ditado popular.
- Perguntar o porquê a palavra aparece de forma diferente como VACAS E VAQUINHA. (Plural e diminutivo – sem precisar dar nomes.)
- Conversar sobre o significado de cada ditado e se eles já ouviram algumas das expressões.

 

“A VACA FOI PARA O BREJO.”

As vacas nas pastagens, em fazendas e sítios onde pastam e se deslocam livremente, é comum que em muitas situações se embrenhem em terrenos alagados, brejos ou banhados em busca de água ou de capim mais tenro. Nessas situações muitas vezes ficam atoladas, imóveis, tornando-se difícil retirá-las daí por serem pesadas.  Para o fazendeiro o resultado é a perda do animal, prejuízo na certa.
Fica assim expressa na linguagem popular a idéia: quando algo está perdido, é irrecuperável, não tem solução, diz-se que “a vaca foi pro brejo”. – Fonte: http://issoeunaosabia.wordpress.com/2012/02/03/expressoes-curiosas-a-vaca-foi-pro-brejo/
 

 

“VAQUINHA DE PRESÉPIO.”

Pessoa que concorda com tudo que os outros dizem, pessoa sem personalidade, sem opinião própria.

 

 

“AONDE A VACA VAI, O BOI VAI ATRÁS.”

Está associado a pessoas que são facilmente influenciáveis por outras.

 

“MÃO DE VACA.”

Mão de Vaca é usado para designar um indivíduo que não gosta de gastar dinheiro, que é mesquinho; pão duro; sovina; avarento.

 

“TEMPO DE VACAS GORDAS.”

Vacas gordas é uma expressão utilizada para referir-se aos tempos de bonança e prosperidade. Com essa explicação não será difícil deduzir o significado de vacas magras: tempos difíceis e de pobreza.

 

“FAZER UMA VAQUINHA.”

A expressão, que significa reunir pessoas e arrecadar dinheiro para um fim específico, surgiu no ano de 1.920, quando poucos jogadores de futebol recebiam sálario. Naquela época, a torcida juntava dinheiro para recompensar o bom desempenho dos jogadores. O valor desse prêmio era associado ao jogo do bicho. Se juntasse 5 mil réis, por exemplo, chamavam o prêmio de cachorro, já que cinco era o número desse animal no jogo do bicho. Vinte e cinco mil, que era o prêmio máximo, era chamado de vaca, daí surgiu a expressão "fazer uma vaquinha"
 
 
- Pesquisando ainda encontrei outros:

 

“NEM QUE A VACA TUSSA.”

Diz-se que a vaca baba porque não pode tossir.
Isto significa que nem que ela aprenda a tossir, o fato não vai se realizar. É uma expressão do campo, que não retrata o significado real nos dias atuais, porque dificulta até o entendimento, para quem não tem intimidade com as coisas do campo.

 

“Boi em terra alheia é vaca.”

Expressão popular que significa que em lugar estranho é
bom se ter cautela; prudência.

- Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/boi%20em%20terra%20alheia%20%C3%A9%20vaca/

- Outras atividades  com o fonema V - CLIQUE AQUI

- Atividades para trabalhar online: CLIQUE AQUI OU CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante...