Trabalhando com as vogais – parte 2




VOGAIS  - Quebra-cabeça das vogais:






Clique aqui para pegar o quebra-cabeça com melhor resolução.



VOGAISVOGAIS
VOGAISVOGAISVOGAIS

- Jogo: Tapa-certo
  • Um grupo de até 4 crianças, cada qual com uma mãozinha de EVA.
  • Coloca-se as vogais separadas no centro da mesa.
  • Um baralho com desenhos iniciados com as vogais. 
  • O baralho é colocado na mesa com as figuras voltadas para baixo.
  • Uma criança vira uma carta e fala o nome da figura.
  • Quem bater com a mãozinha primeiro na vogal correta, leva a carta.
  • No final do jogo, cada criança conta quantas cartinhas conseguiu.

TAPA CERTO  TAPA CERTO  VOGAIS
CARTAS DO BARALHO, LETRAS E MODELO DA MÃOZINHA




Música:
rítmo: Minha Machadinha
A,A,A faz a abelhinha
A,A,A faz a abelhinha
produzindo mel na sua colmeinha
produzindo mel na sua colmeinha.


E,E,E faz o elefante
E,E,E faz o elefante
dançando e pulando com seu pé gigante
dançando e pulando com seu pé gigante.


I,I,I faz o indiozinho
I,I,I faz o indiozinho
pescando e nadando no seu riozinho
pescando e nadando no seu riozinho.


O,O,O faz o óculos da vovó
O,O,O faz o óculos da vovó
todo quebradinho numa perninha só
todo quebradinho numa perninha só.


U,U,U faz o ursinho
U,U,U faz o ursinho
brincando na floresta com seus irmãozinhos
brincando na floresta com seus irmãozinhos.

outra versão:

A,A,A faz a abelhinha (bis)
toda engraçadinha
de uma asinha só. (bis)

E,E,E faz o elefante (bis)
de rabinho curto
ele é um gigante. (bis)

I,I,I faz o indiozinho (bis)
de arco e flecha
ele é bonitinho. (bis)

O,O,O faz o óculos da vovó (bis)
todo quebradinho
numa perninha só. (bis)

U,U,U faz o ursinho (bis)
entra na floresta
bem devagarinho. (bis)

outra versão:

A A A minha abelhinha (bis)
Ai que bom seria se tu fosse minha. (bis)

E E E minha escovinha (bis)
Quem te pos as mãos sabendo que és minha? (bis)

I I I O índio já chegou (bis)
Correndo pro bosque e se mandou. (bis)

O O O Óculos da vovó (bis)
Todo quebradinho de uma perna só. (bis)

U U U Seu urubu (bis)
Vive só brincando com seu peru. (bis)

- Jogo: QUAL É A VOGAL?
Fazer o movimento da boca, sem o som, para que as crianças tentem identificar qual é a letra.
ALFABETO DA BOQUINHAVOGAISVOGAISALFABETO DA BOQUINHAALFABETO DA BOQUINHA

22 comentários:

  1. OLÁ, TAMBEM SOU PROFESSORA E ESTOU ENTRANDO NA ALFABETIZAÇÃO AGORA E ADOREI SUAS IDEIAS, ESTOU CURTINDO MUITO, SE POSSIVEL GOSTARIA QUE AS IMAGENS FOSSEM COLORIDAS POIS AQUI TEMOS UMA IMPRESSORA COLORIDA DE BAIXO CUSTO. OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene! Que bom que você gostou das atividades que postei. Sempre posto as imagens em preto e branco por causa da nossa dificuldade em imprimir colorido. Mas ultimamente, venho pensando em modificar isso, pois vai facilitar bem meu trabalho. Mas para refazer, vou levar um bom tempo, pois tenho que começar do "zero". Vou fazendo aos poucos e acrescento os links na postagem, ok? Um abraço.

      Excluir
  2. Que trabalho lindo e limpo. Fico até emocionada por encontrar pessoas como vc com a generosidade transbordando. Muito obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Lindo o seu blog. Estou tirando varias ideias. Você está de parabéns, deve ser excelente profissional.E é muito generosa em dividir com os outros.

    ResponderExcluir
  4. Iara visite meu face tenho muitas postagens de jogos pedagógicos...o face Maria do Socorro sou de Jaicós -Pi. aguardo ansiosa colega professora...abraços...

    ResponderExcluir
  5. Querida Iara,por favor visite meu face tenho muitas postagens de jogos pedagógicos o face é Maria do Socorro sou de Jaicós-Piauí.Aguardo sua visita....abraços....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria do Socorro! Já te mandei uma solicitação de amizade. Já vi alguns jogos seus... Muito bom! Vou tirar umas ideias para minha turma.

      Excluir
  6. ola maria do socorro achei lindo o seu trabalho a sua generosidade não tem tamanho vou ser sua seguidora

    ResponderExcluir
  7. Amei!!!!As criaças aprendem muito...Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Iara!!!
    Acabei de levar seu link para um post que fiz sobre as vogais.
    Gostei muito das suas dicas.
    Que Deus continue te abençoando sempre!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ! sou professora de inglês para educação infantil , e só tinha visto esse tipo de trabalho em inglês . Fico muito feliz por ver a mesma coisa em nossa língua. Vou aproveitar e usar com meu filho de 4 anos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Samantha! Bem vinda ao meu blog.

      Excluir
  10. Acompanho há algum tempo e já me auxiliou muito na alfabetização usando o recurso da Sala de informatica.

    ResponderExcluir
  11. Iara, parabéns pelo seu blog. Trabalho em sala de AEE e utilizo suas atividades como suporte. As crianças amam de paixão. Muito obrigada, querida! Sucesso!
    Prof.Rosa Maria

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo trabalho!
    Obrigada pela iniciativa e pela generosidade.
    Sucesso e felicidades!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...