No dia 6 de maio comecei a trabalhar em uma turma de 2º período substituindo uma professora que está de licença.
A turma é ótima… Eles são muito amigos e gostam muito de tudo que a gente faz.
Como eles estão trabalhando com o tema “monstros”, e percebi que estão adorando, resolvi continuar trabalhando com mais histórias.
Quando cheguei a professora já havia trabalhado com alguns livros:
Sérgio está tentando dormir, mas vê refletido na parede do seu quarto a sombra de árvores, que se parecem monstros cada vez mais feios. Aos poucos, ele aprende a domar os "monstros" junto do seu medo.
Você já desconfiou de alguém que pudesse ser um monstro? Este livro o ajudará a descobrir se você deve correr ou não...
Para quem lê este livro de monstro, existem duas possibilidades - ou a pessoa o lê à noite, e ri até cair da cama, ou lê de dia, e ri até cair no chão. Um livro cheio de possibilidades e de piadas.
A montanha, o silêncio ou o medo, quem é o mais gigante? Tem também o céu, o barulho, o tédio, o mar... Neste belo livro, os personagens são elementos da natureza e atitudes do comportameno humano.Como num duelo de titãs, eles medem forças para eleger o mais forte. Quem vencerá? Um convite para o leitor explorar seus sentimentos.
- Continuando o trabalho, apresentei também…
Quando a Laura e o Leo vão dormir, além de descansar, eles sonham muito. O engraçado é quando os sonhos brincam (e brigam) uns com os outros…
Para quem se assusta com o monstro do armário, do banheiro e tantos outros que colocam medos nas crianças, esse livro apresenta de forma divertida, com poesia e figuras, esse medo que mexe com a imaginação das crianças e só permite que elas digam uma palavra: "Mmmmmonstros!
- Aproveitei para mostrar a letra M maiúscula e minúscula.
- Na poesia: “O monstro do sonho” aparece a ilustração da menina deitada na cama segurando seu ursinho. Na rodinha perguntei às crianças se elas gostavam de dormir abraçadas com algum objeto e sugeri que no dia seguinte cada uma levasse esse objeto para mostrar. No dia seguinte tivemos a presença de muitos bichinhos de pelúcia e paninho de cheiro para alegrar nossa aula.
Imagine que duas crianças se perderam num pântano assustador, povoado pelos mais terríveis monstros! E o Monstro-Rei mandou Chuac atrás delas, pois ele queria devorar as pobrezinhas no jantar! O que você acha que o Chuac vai fazer?
- Fizemos monstros usando as formas geométricas.
- No livro, os monstros nascem de frutinhas parecidas com as mamonas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamona
Aproveitei a semelhança e as crianças fizeram de massinha, os monstrinhos.
No dever de casa elas representaram seus monstros com desenhos.
- Com bolinhas de papel cada criança montou o seu monstrinho.
- E depois preparei fichinhas com os numerais 1, 2, 3 e 4 (que foram os numerais trabalhados na sala). Cada criança sorteou uma fichinha e colou olhinhos no seu monstrinho de acordo com a quantidade tirada na fichinha.
- Depois que os monstrinhos ficaram prontos, propus as seguintes questões:
- Qual o tamanho de cada monstrinho?
- Eles são grandes ou pequenos?
- Quantos monstrinhos precisaríamos para atingir a altura de uma criança da turma?
-
- E aí, colocamos os monstrinhos em papel pardo, um por cima do outro e fizemos as medições.
- Outro livro que trabalhei: O monstro de Rosana Rios
- Algumas atividades:
- Outras sugestões:
A Múmia precisa do descanso de 1000 anos, mas seus vizinhos barulhentos não se mostram muito dispostos a colaborar. Acompanhe esta e outras confusões na divertida reunião de condomínio de um prédio onde moram o Drácula, o Bicho-Papão, o Frankenstein e outros famosos personagens
Arnaldo mora sozinho numa cabana no alto de uma montanha. Ele acredita ter alma de artista, tamanha é a sua sensibilidade. Tudo ia bem e ele vivia feliz apreciando as belezas da natureza ao seu redor. Um dia, porém, percebeu que faltava algo alguém para compartilhar sua sensibilidade artística. Decidido a encontrar uma companhia, Arnaldo resolve procurar seus vizinhos, três espécies diferentes de aves. O que ele acaba encontrando, no entanto, é apenas incompreensão e decepção. De forma bem-humorada, o livro propõe à criança uma reflexão sobre a solidão e vida em sociedade.
"Será que estou virando um monstro" é um livro bem-humorado que fala sobre a imaginação. Por meio do pensamento pode-se inventar qualquer coisa, e as coisas podem ter outras utilidades. O menino começa a imaginar com o que se parece cada parte do seu corpo e parece estar virando um monstro.
Como fazer - clique aqui
- Dedoche ou lapisdoche
- A minha intenção era finalizar o projeto e também meu tempo com a turma, com o vídeo “Monstros S.A.”, mas não houve chance.
Ótima sugestões de atividades, parabéns!
ResponderExcluirSua criatividade é 10!
Obrigada... Valeu pelo comentário...
ExcluirCurti bastante essa ideia se possível sempre coloque os moldes fica bem mais fácil obrigadinha tchau.Que Deus te abençoe.
ResponderExcluirOi! Se faltou algum molde é só pedir...
ExcluirAdorei estes monstrinhos Iara!!!!! As crianças sempre gostam de histórias que arrepiam. Quando surgir uma oportunidade vou fazê-los também. Beijos...
ResponderExcluirAdorei a ideia desse projeto também, Carmem! Principalmente de trabalhar com o livro "O pequeno monstro". As crianças viviam pedindo para eu ler novamente... Eu tenho o livro se você precisar, ok?
ExcluirParabéns! Seu blog é muito legal! Revela um trabalho coerente na alfabetização. Fiquei feliz por visitá-la!
ResponderExcluirAmei!!!! Parabéns pela criatividade!!!
ResponderExcluir