LETRA B

 

 
  • Aproveitando o trabalho com o "Balãozinho Teimoso", resolvi destacar a letra B.
  • Trabalhamos com o nome dos coleguinhas iniciados com a letra B.
  • Cada criança levou um objeto começado com a letra B. Cada criança deu a dica sobre o que levou para a turma descobrir… 
OBJETOS COM B
  • Colocamos ficha com nome em todos os objetos.
  • Meus alunos estão na fase de falar as palavras destacando as vogais, quando estão tentando ler. Então eu procuro colocar as fichas presas no quadro e escolho o objeto que seja mais fácil para eles identificarem a palavra certa. No caso da imagem aí de cima, comecei com “BICO”. E eles se empolgaram… Ficaram com tanta vontade de falar que além de levantar o dedo (um dos nossos combinados), ficaram em pé, para ter certeza que iriam ser convidados para mostrar a palavra.
  • Gosto sempre de ter objetos e palavras com “ÃO” – BALÃO e BOTÃO. Esse é um som muito marcante. Eles aprendem rapidinho…
  • Como temos um caderninho de Leitura, apresentei mais uma folhinha. Nessa aqui, as crianças teriam que procurar a palavra, observando as fichas e fazer o desenho no lugar certo. Incentivo muito o desenho deles. Depois eles vão conseguir ler a ficha toda, observando os desenhos.
  • Aí a gente aproveita e trabalha texto também. Adoro os textos de Elias José. E nesse tem duas palavras iniciadas com a sílaba BI. Pedindo a palavra “BIGODE”, as crianças vão ter que pensar um pouco mais até descobrir a sua localização. Elas vão ter que analisar o final da palavra.
  • Uma atividade que gosto muito é a “Palavra escondida”. Retirando da ficha de palavras, posso trabalhar com a palavra “BONECA”.
  • Faço as letras grandes para trabalhar num mural ou no quadro.

B O N E C A

  • Fazemos a leitura dando um destaque para as sílabas.
  • Uso uma ficha para esconder alguma sílaba. E dou um tempo para que as crianças tentem ler o que sobrou. Aí podemos formar:
B O N E C A

B O N E C A
  • Escondendo três letras também.
B O N E C A

  • Podemos trabalhar também com fichas de sílabas. Aí dá pra brincar mais, formando mais palavras.
BOCA – BONÉ – BOA – CANECA – CABO
  • Outra atividade que gosto de trabalhar é a do “Livrinho do Troca-troca”. 
(Imagens do livrinho: BOLA – BOLO – BALA – BELA – BULE – BULA)
livro1LIVRO 
     Livrinho montado:
100_4668     100_4669
  Postei um outro livrinho nesse link abaixo:
 



 
 

Technorati Marcas: ,
.





Minha História



- Trabalhar com a história em quadrinhos:
FRANJINHA em NUMA VELHA CAIXINHA

HISTÓRIA EM QUADRINHOS
HISTÓRIA EM QUADRINHOSHISTÓRIA EM QUADRINHOS


- Fizemos a leitura de imagens.
- Li a história para eles.








-Bilhetinho para casa:
Você tem guardado coisinhas do seu filho de quando ele era bebê?
Separe tudo o que puder, mostre para ele e conte alguma coisa sobre cada peça separada. Se puder, prepare uma caixinha bem bonita e coloque tudo dentro. Vamos fazer um trabalho na sexta-feira, 22 de junho. Então não se esqueça de mandar no dia combinado, ok?
Obrigada,
Professora Iara

- No dia combinado, cada criança apresentou sua caixinha e contou sobre cada pecinha que levou. Foi muito lindo...
- Depois cada criança coloriu, montou sua caixinha e desenhou o que levou para apresentar.


- Montamos no lado de fora da sala uma exposição das lembranças. Cada criança escolheu o que queria mostrar.





Trabalhando com gráfico





  • Trabalhar as características de cada Pingo.
  • Deixar que as crianças escolham o seu Pingo preferido ou aquele com que eles se identifiquem mais.
  • Montar gráfico com a turma:



  • Explorar o gráfico:

  1. Qual o Pingo teve a maior preferência?
  2. Quantas crianças escolheram esse?
  3. Qual o Pingo que teve a menor preferência?
  4. Quantas crianças foram?
  5. Observe o Pingo-de-Sol e o Pingo-de-Mar? Qual é a quantidade maior?
  6. Quantos a mais?

  • Aproveitar para escrever as quantidades com algarismo e por extenso:
PINGO-DE-FLOR - 1 - UM
PINGO-DE-OURO - 3 - TRÊS

  • Trabalhar os numerais ordinais:
De acordo com a preferência da turma qual é o Pingo que ficou em:

1º LUGAR - ________________________
2º LUGAR - ________________________
3º LUGAR - ________________________

  • Adição:
Vamos ajuntar a quantidade de Pingo-de-Ouro e Pingo-de-Sol. Quantos serão?



Desafio da letra F




Resolvi fazer um teste com meus alunos para saber como está indo o aprendizado da letra F. Por isso elaborei esta atividade do desafio.


- Antes de entregar a atividade para as crianças, perguntei se alguém sabia o significado de desafio. Algumas crianças tentaram dar uma explicação, mas teve uma resposta que me chamou a atenção. Cheguei até a gravar o que a garotinha disse:


"Desafio é quando uma pessoa desafia a outra a fazer uma coisa que ela nunca fez e ela não sabe se vai conseguir ou não." Kamily - 6 anos.




- Fiz cada parte do desafio oral. Preparei uma lista no quadro e cada criança escolhia a palavra que achava melhor.


Animal: FOCA


Nome: FIFINHA - FIFI - FILÓ - FOFÓ - FOFUDINHA


Como ela é: FOFINHA - FEIA - FALANTE - FOFOQUEIRA


O que gosta de comer: FLOR - FOLHA - FRANGO - FORMIGA - FÍGADO DE PEIXE - FRUTA - FRAMBOESA -


O que não gosta: FOFOCA - FRANGO FRITO - FEIJÃO - FAROFA - FUBÁ - FARINHA


Melhor amiga: FILHA DA FOCA - FORMIGA - FADA


Lugar preferido: FRANÇA - FONTE - FORTE - FLORESTA - FLÓRIDA




Preguicinha


- Usando vários objetos com o nome começado com F, trabalhei a atividade da Preguicinha. As crianças ficaram cientes de que a palavra que iria aparecer no envelope estaria no meio dos objetos.


- O objetivo da Preguicinha é que a criança tente descobrir a palavra, olhando uma letra de cada vez. A palavra é retirada de um envelope lentamente.
 
 


  • Como eu tinha entre os objetos um pedaço de fio e uma fita, as crianças se agitaram. Muitas conseguiram ler esse pedaço... E eu, claro, muito feliz. Aí mostrei  o restante da palavra...

   


Letra F

 



 

Aproveitei que trabalhei bastante com o Jogo de Memória do livro "Tesoura não é cenoura" e resolvi trabalhar com a letra F, por ser um fonema bastante sonoro.
- No dever de casa pedi para que as crianças separassem no jogo de memória as duas fichas que tinham a palavra iniciada com a letra F.
- Pedi que procurassem em casa um objeto que tivesse o nome iniciado com F e que levassem o objeto para a escola. O objeto deveria chegar na escola bem escondidinho na mochila, assim seria uma surpresa para os coleguinhas.
- No dia da surpresa levei uma foca de pelúcia linda que ganhei da minha sobrinha. Na rodinha dei dicas do meu objeto para que as crianças descobrissem o que eu levei e elas fizeram o mesmo com o delas.
- Aí montamos um cantinho da letra F.

Letra F
 
- No outro dever pedi que procurassem em revistas figuras de coisas que começassem com F, recortassem, colassem no caderno e que escrevessem o nome com a ajuda de alguém de casa.

- Organizei uma ficha para o nosso caderninho de leitura.

F



- Montei também uma outra ficha de leitura com um pedaço da música da Fifi.
 

- E fizemos a brincadeira da Fifi. As crianças adoraram...


Fifi
 
OBJETIVOS:
  • DESENVOLVER A ATENÇÃO E A CONCENTRAÇÃO.
  • ESTIMULAR O ENTROSAMENTO ENTRE OS COLEGAS.
COMO BRINCAR:
  • CRIANÇAS AOS PARES, UMA DE FRENTE PARA A OUTRA. PODE SER EM CÍRCULO, EM FILEIRA OU DE OUTRA FORMA QUE QUISER.

- FIFI, FIFI! AONDE VAI FIFI? AONDE VAI FIFI?
AS DUAS CRIANÇAS GIRAM NO LUGAR, SEGURANDO UMA A MÃO DIREITA DA OUTRA, E DEPOIS RETORNAM SEGURANDO A MÃO ESQUERDA.



- VOU À JANELA, VOU À JANELA.
ESTICAR AS MÃOS SOB O QUEIXO, COM O COTOVELO DOBRADO, COMO SE ESTIVESSE APOIADO NA JANELA.



- FAZER O QUÊ, FIFI? FAZER O QUÊ, FIFI?
FAZER O GESTO DE QUESTIONAR.



- VOU FOFOCAR, VOU FOFOCAR.
COLOCAR AS MÃOS EM CONCHA NA BOCA.



- DE QUEM FIFI, DE QUEM FIFI?
FAZER O GESTO DE QUESTIONAR.



- DO ZÉ MALUCO, DO ZÉ MALUCO.
APONTAR PARA O LADO.



- TÔ DE MAL, FIFI. TÔ DE MAL, FIFI!
TOCAR O ROSTO COM UMA MÃO, ALTERNANDO OS LADOS: ESQUERDA, DIREITA...



- NÃO OLHO MAIS, NÃO OLHO MAIS...
CRUZAR OS BRAÇOS E VIRAR DE COSTAS PARA O PAR.



- TÔ DE BEM, FIFI! TÔ DE BEM, FIFI!
VOLTAR DE FRENTE E ABRAÇAR O PAR.



- MEUS PARABÉNS!
CUMPRIMENTAR COM AS MÃOS.



- MEUS PARAFUSOS!
GIRAR DE BRAÇO DADO COM O PAR.



- MEUS PARA-CHOQUES!
BATER NO ALTO, A MÃO DIREITA COM A MÃO DIREITA DO PAR.


CLIQUE AQUI PARA OBTER A MÚSICA DA FIFI


ATIVIDADE ONLINE PARA FIXAR A LETRA F

DESAFIO DA LETRA F.





















- Joguinho online com a letra f
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/silabas-jogo-silaba-fa.html

Releitura com Festa Junina




Trabalhando a releitura com as crianças


Excelente oportunidade para se trabalhar com reproduções de obras de grandes pintores.
Essa tela então é linda...

Candido Portinari, pintor brasileiro famoso, nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café, em Brodósqui, no interior do Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, recebe apenas a instrução primária e desde criança manifesta sua vocação artística.
Portinari


Meninos com balões - Portinari



Atividades:

  1. Observe a tela de Portinari. O que você vê?
  2. Quem está soltando balões?
  3. Em que lugar parece que eles estão?
  4. Em que época as pessoas soltam balões?
  5. Quantos meninos você vê na tela?
  6. E quantos balões?
- O que foi produzido pelas crianças:



* Relembrar com as crianças sobre os perigos de se soltar balões.

VISITE O SITE PROJETO PORTINARI


Balão Coração

PoesiaRevista Recreio - Ano 5 nº 223 - Texto: Cláudio Fragata -  Ilustração: Renato Alarcão


Música com o tema "balão"

- Sugeri no dever de casa que as crianças pesquisassem músicas que falassem sobre "balão". Pedi que procurassem conhecer alguma e que escrevessem com a ajuda de alguém da família, um pedaço da música e que fizesse uma bonita ilustração.
045 047 048
É lógico que precisei ir para a escola preparada, afinal não podia fazer feio. Eu não sabia que tipo de música iria aparecer e eu não tenho costume de cantar... Então fiz uma grande pesquisa na internet. Baixei tudo que é música que fala sobre "balão" e levei...

Minha lista:

Existem muitas outras...


CAI, CAI BALÃOBILHETINHOS
    Bilhetinho que usei nesse dever.




  • Sugestão de atividade.

O balãozinho teimoso

Festa Junina

Oficina Literária

                     Elaborada por Iara Medeiros

O BALÃOZINHO TEIMOSO
                                 AUTOR: Desconhecido
— Fazer a dobradura de um balãozinho vermelho e colocá-lo dentro de uma caixa enfeitada.

— Pedir que as crianças descubram
qual é o personagem da história que vamos trabalhar. Dizer que o personagem encontra-se dentro da caixa.
— Falar que o personagem é visto nas festas de S. João.
— Apresentar as cenas da história para que as crianças tentem descobrir o que acontece em cada uma.
— Contar a história.
— Interpretando a história:
  • Como era o balãozinho de nossa história?
  • Qual era o maior desejo do balãozinho?
  • Como ele conseguiu escapar do barbante em que estava preso?
  • O que fizeram as pessoas quando perceberam que o balãozinho havia escapado?
  • Por que as estrelas ficaram assustadas?
  • Qual foi a idéia brilhante que tiveram as estrelinhas?
  • Como foi que o balãozinho conseguiu se transformar?
  • Ele ficou feliz? Por quê?

Ilustração:
— Conversar com as crianças sobre como o balão consegue voar para o céu.
— Pedir que as crianças pesquisem sobre os perigos de se soltar balões.
— Músicas:
– Cai, cai balão
– Venha cá, meu balãozinho
– O balão vai subindo
— Quadrinhas:
Meu balão, meu balãozinho
Vai pro céu, não caia não,
Vai dizer pra estrelinha
Que eu gosto de São João.
Quando eu era pequenino
De pé no chão
Eu cortava papel fino
Para fazer balão.
(Trecho da música “Chegou a hora da fogueira”)
Êta, friozinho danado!
Mas não vou me preocupar
As festas do mês de junho
Fazem a gente esquentar!
A fogueira está queimando
Não deixe ela se apagar
E o balão que vai subindo
As estrelas quer beijar.
(Trecho da música “Entra na roda”)
— Pedir que as crianças pesquisem sobre as Festas Juninas e montar listas:
– Alimentos
– Brincadeiras
– Enfeites
— Sugestões de histórias:
– A estrelinha que caiu do céu
– Fogo no céu – Mary França
— Artes:
– Dobradura do balãozinho
— Trabalhar rimas:
– BALÃO
– FOGUEIRA
— Fazer lista com a turma:
  • Na Festa Junina tem...
– Montar cartaz seguindo a ordem do alfabeto.
— Montar livro com o formato de um balão.

– O que é, o que é?
É feito de papel,
Termina com ÃO
E sobe para o céu
Na noite de São João.

Festa Junina

O balãozinho teimoso
- 1 -
ERA UMA VEZ UM BALÃOZINHO VERMELHO. ELE ERA DE PAPEL FINO COMO TODOS OS BALÕEZINHOS DE SÃO JOÃO, MAS NÃO ERA COMO OS OUTROS BALÕEZINHOS QUE FICAVAM QUIETINHOS, PRESOS À CORDA, ENFEITANDO AS FESTAS.
- 2 -
O NOSSO BALÃOZINHO ERA MUITO TEIMOSO. QUANDO QUERIA UMA COISA, QUERIA MESMO... E SABEM O QUE ELE QUERIA? QUERIA SUBIR “BEM ALTO” NO CÉU, LONGE DO CHÃO... COMO UMA ESTRELINHA... PARA VER LÁ DO ALTO TUDO AQUI EMBAIXO, BEM PEQUENININHO... E TANTO ELE SACUDIU... E TANTO BALANÇOU QUE QUANDO VIRAM ELE JÁ IA LÁ LONGE.
- 3 -
AFLITOS, TODOS FICARAM A CHAMAR PELO BALÃOZINHO: — VENHA CÁ, BALÃOZINHO! VOCÊ NÃO PODE SUBIR, VOCÊ PODE CAIR MUITO LONGE. VOCÊ PODE PROVOCAR UM INCÊNDIO. VENHA BALÃOZINHO, VOLTE...
- 4 -
O BALÃOZINHO NEM OUVIA. ELE IA SUBINDO TÃO DEPRESSA, TÃO DEPRESSA, E IA OBSERVANDO AS CRIANÇAS LÁ EMBAIXO... E CONTINUOU SUBINDO, SUBINDO... NO CÉU, AS ESTRELAS ESTAVAM TODAS OCUPADAS EM BRILHAR PARA QUE A NOITE FICASSE BEM BONITA E, QUANDO VIRAM O BALÃOZINHO, FICARAM MUITO ASSUSTADAS.
- 5 -
MAS... O QUE ESTÁ FAZENDO UM BALÃOZINHO DE SÃO JOÃO AQUI NO CÉU? SERÁ QUE ELE NÃO SABE QUE É PROIBIDO SUBIR AQUI EM CIMA? – VAI VER QUE NÃO SABIA... É MESMO. E SE ELE CAIR?
AS ESTRELAS FICARAM TÃO PREOCUPADAS QUE SE ESQUECERAM UM POUQUINHO DE BRILHAR. E OS ASTRÔNOMOS, (OS DOUTORES EM ESTRELAS) FICARAM PENSANDO AQUI NA TERRA, QUE OS VIDROS DE SUAS LENTES ESTIVESSEM SUJAS... MAS, AS ESTRELINHAS DEPOIS DE PENSAR MUITO TIVERAM UMA IDÉIA BRILHANTE. BRILHANTE MESMO... SABE QUAL FOI A IDÉIA?
- 6 -
PEDIRAM AO VENTO PARA DAR UM EMPURRÃOZINHO NO BALÃOZINHO E ESPERARAM ELE CHEGAR ATÉ BEM PERTO DELAS.
- 7 -
E AÍ... AS ESTRELINHAS ABRAÇARAM O BALÃOZINHO. ABRAÇARAM COM TANTO AMOR E CARINHO QUE O BALÃOZINHO SENTIU UMA SENSAÇÃO DIFERENTE. E AGORA? O QUE SERÁ QUE ESTÁ ACONTECENDO?
- 8 -
DE REPENTE ELE PERCEBEU O QUE HAVIA ACONTECIDO. ELE VIROU UMA ESTRELA. QUE FELICIDADE O BALÃOZINHO SENTIU. FINALMENTE SEU DESEJO SE REALIZOU.
ASSIM, O BALÃOZINHO PASSOU A BRILHAR LÁ NO CÉU, COMO UMA ESTRELINHA. E PÔDE VER COMO AS COISAS NA TERRA ERAM BELAS. COMO ELE ESTAVA FELIZ!

 
Festa JuninaEncontre os sete errosinício, meio e fim

Trabalho com o nome

 

 
  • Conversa na rodinha sobre a importância de ter um nome.
  • Ler a poesia: Que nome você tem? - Depois colocar a música para as crianças (CANTALELÊ)
  • Leitura do livro: Nomes de Gilda Meirelles

Gilda Meirelles
O texto desse livro é uma brincadeira de rima com vários nomes. E no final é assim:

"E AGORA, UMA DÚVIDA ME CONSOME:
O QUE É QUE RIMA COM O SEU NOME?"
  • Por causa do livro acima citado, propus uma brincadeira: Brincando de rimar
- Usando o nome das crianças, listar rimas para que a turma descubra qual o nome da turma que rima com a relação de palavras. Ex:
 
MEL, PASTEL, CHAPÉU, CARROSSEL, HOTEL, PINCEL, CARRETEL -
O NOME É MIGUEL.
 
Usar o link para conseguir rimas.
RIMADOR - SONETOS

Alguns nomes precisam ser modificados para encontrarmos as rimas.
KIMBERLY - Kimberli
ERICK - Erique


    - Levei para mostrar na "rodinha" meus documentos: certidão de nascimento, identidade, carteira de habilitação, título de eleitor.
    - Pedi para que as crianças pesquisassem em casa os documentos que elas têm.

    • Leitura da poesia: NOME DA GENTE - Pedro Bandeira



     
     
     
     
     
     
     
     

     

    O Nome da Gente

     
    Pedro Bandeira
     

     
     

    Eu não gosto

    do meu nome

    não fui eu

    quem escolheu.

    Eu não sei

    porque se metem

    com um nome

    que é só meu!

     

    O nenê

    que vai nascer

    vai chamar

    como o padrinho

    vai chamar

    como o vovô

    mas ninguém

    vai perguntar

    o que pensa o coitadinho.

     

    Foi meu pai quem decidiu

    que o meu nome fosse aquele

    Isso só seria justo

    se eu escolhesse

    o nome dele.

     

    Quando eu tiver um filho,

    Não vou pôr nome nenhum.

    Quando ele for bem grande,

    ele que escolha um !

     
     
    - Pedir que as crianças pesquisem o motivo pelo qual seu nome foi escolhido.

    PESQUISANDO...
    SEU NOME É UMA DAS PALAVRAS MAIS BELAS QUE EXISTEM, POIS REPRESENTA VOCÊ!
    PROCURE SABER COM ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA O PORQUÊ DA ESCOLHA DO SEU NOME E PEÇA QUE REGISTREM AS INFORMAÇÕES ABAIXO. IREMOS CONVERSAR SOBRE AS INFORMAÇÕES EM SALA.
    - É interessante que no dia seguinte à entrega da pesquisa, as crianças tenham a oportunidade de contar para os coleguinhas o que elas descobriram sobre como foi feito a escolha do seu nome.
     
     


     
     
     


    Os Pingos



    1. Apresentação de slides

    APRESENTAÇÃO DOS PINGOS


    2. Complete rimando:

    CANTA EM QUALQUER LUGAR
    CANTA ATÉ NUM CARROSSEL
    LEVA SEMPRE SEU VIOLÃO
    ESSE É PINGO-DE-____________.

    ESTE É PROFESSOR
    GOSTA TANTO DE ENSINAR...
    ENSINA TUDO DIREITINHO
    SÓ PODE SER PINGO-DE-_________.

    DORME EM QUALQUER LUGAR
    ATÉ NO MEIO DA RUA
    ESSE PINGO DORMINHOCO
    SÓ PODE SER PINGO-DE-__________.

    É UM GRANDE COMILÃO
    COME AONDE FOR
    COME ATÉ DURANTE O SONO
    ESSE É O PINGO-DE-_________.

    ESSE É AVENTUREIRO
    ENCARA ATÉ UM TOURO.
    É CLARO QUE EU O CONHEÇO
    SÓ PODE SER PINGO-DE-___________.

    PASSEANDO NO JARDIM
    AVISTO UM CARACOL
    ELE É AMIGUINHO
    DO PINGO-DE-_________.


    SÓ FALTOU PINGO-DE-FOGO
    QUE É MUITO AMIGÃO
    E TODO MUNDO O CONHECE
    POR SEU GRANDE ______________.

                                         IARA MATOS DE MEDEIROS - 02/05/2012

    - Blogs que visitei e adorei as atividades sobre os Pingos:
















    Coisinhas que fazem a gente feliz





    - Minha turminha adora quando colo bilhetinhos no caderno de deveres. Aí resolvi bolar uns com os Pingos.
    Salvei em .pdf.
    Se por acaso você usar e quiser me dar um retorno se deu certo para imprimir, eu agradeço. Não sei ainda a melhor forma de postar algumas atividades prontas.
    • Bilhetinhos dos Pingos para incentivo;

    -Pingo-de-Sol
    -Pingo-de-Ouro
    -Pingo-de-Mar
    -Pingo-de-Lua
    -Pingo-de-Fogo
    -Pingo-de-Céu



      ÁLBUM DOS PINGOS
      LIVRO4a_thumb2[4]LIVRO2_thumb2[6]
      LIVRO1_thumb13LIVRO3_thumb3