Pêssego, pera, ameixa no pomar (4)

Trabalho com os nomes e personagens da história

No caderno de orientações do Trilhas (veja AQUI) existe a sugestão de se trabalhar com os personagens do livro (ilustrações e fichas de nomes). As crianças têm que relacionar cada personagem ao seu nome.

Preparei as fichas com os nomes de alguns personagens (BRUXA FEITICEIRA, PEQUENO POLEGAR, PASTORA, CINDERELA, JOÃO, MARIA E TRÊS URSINHOS) e o xerox das ilustrações de todos personagens.

Fiz uma impressão colorida dos personagens e pedi o xerox na escola para garantir a qualidade da imagem.

xerox3

 

 

 

Clique na imagem para download.

 

 

Dividi a turma em grupos de dois alunos, e as crianças organizaram na mesa as fichas com os personagens e os nomes.

personagens2

Após o trabalho pronto, a turma identificou os personagens que ficaram sem a ficha do nome.

personagens e nomes

E organizamos as fichas em ordem alfabética.

personagens em ordem alfabética 

 

 

 

Aqui as crianças precisaram descobrir como ordenamos dois nomes iniciados com a mesma letra…

 

 

 

 

 

E fizemos o registro no caderno.

personagens em ordem alfabética1

Pêssego, pera, ameixa no pomar (3)

Dei como dever de casa essa atividade:

A história que estamos trabalhando acontece em um pomar. Escreva no caderno, do seu jeito, o nome de três frutas que podem ter nesse lugar.

No dia seguinte, conversei com a turma sobre o termo “pomar”. As crianças puderam contar o que havia nesse lugar e se já haviam ido a um.

Depois pedi que a turma, dividida em duplas, usando o alfabeto móvel, formasse nomes de frutas. Cada fruta seria registrada pela dupla em uma folha.

20161107_15293220161107_15383120161107_153919

No dia seguinte, fizemos uma lista das frutas no caderno, explorando o número de sílabas e o som das letras.

um pomar tem  um pomar temA

 

- Vou trabalhar amanhã o nome de algumas frutas.

02A

 

 

 

  • Leitura das fichas.
  • Ditado de algumas frutas para que a criança identifique a palavra e colora a ficha.
  • Organização das fichas em ordem alfabética.

 

02

Pêssego, pera, ameixa no pomar (2)

Ordenar a história

15101917_1464073066939672_1379405143_o

No material do Projeto Trilhas enviado para a escola, encontram-se as fichas com ilustrações da história “Pêssego, pera, ameixa no pomar”.

Na caixa vieram 4 jogos de fichas e como a escola que trabalho recebeu duas caixas, dividi minha turma em grupos com no máximo três crianças.

Preparei o material antecipadamente colocando as fichas em envelopes e distribuí nos grupos. Quando as crianças abriram o envelope, adoraram a surpresa e à medida que descobriam as figuras comentavam cada ilustração e muitos grupos começaram a organizar a história mesmo antes de eu solicitar.

 

20161109_140541

Após os grupos organizarem a sequência, a história foi recontada com a ajuda das crianças.

Pêssego, pera, ameixa no pomar

Pêssego, pera, ameixa no pomar


Título: Pêssego, pera, ameixa no pomar
Autores: Janet e Allan Ahlberg
Tradução: Ana Maria Machado
Editora: Moderna




Este livro tem na maioria das escolas. Faz parte do acervo do Projeto Trilhas que recebemos nas escolas no ano de 2012. Junto com os livros, vieram muitos jogos pedagógicos, cadernos de orientação para o trabalho com o material e cartelas para atividades, tudo voltado para o trabalho com alfabetização.

http://www.portaltrilhas.org.br/
No site você poderá conhecer todo o material e fazer download de jogos e cadernos.

Clique aqui para fazer download do caderno “Histórias Rimadas” do trilhas onde encontram-se sugestões para o trabalho do livro.


História completa AQUI.
Apresentei a história utilizando o projetor para que as crianças tivessem uma melhor visualização das ilustrações.



  1. À medida que fui contando, as crianças foram procurando os personagens. Essa atividade foi uma festa e cada criança queria dar um palpite.
  2. Depois distribuí para a turma uma ficha em que aparecia  o título da história sem espaçamento entre as palavras.
Pedi que elas identificassem a palavra AMEIXA:
  • Qual é o número de sílabas desta palavra? (Minha turma sempre confere batendo palmas)
  • Inicia com que pedacinho?
  • Qual a última sílaba? Qual a letra que tem som nesta sílaba?
  • Depois pedi que as crianças destacassem a palavra usando um lápis de cor.
  • Após ter trabalhado com cada palavra do título, a ficha foi colada no caderno e o título foi reescrito observando-se o espaçamento entre as palavras.

   

    Pêssego, pera, ameixa no pomar  Pêssego, pera, ameixa no pomar