“Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.”
Declaração Universal dos Direitos da Criança
O trabalho com o nome da turma ajuda muito no processo de alfabetização. Por isso resolvi fazer uma coletânea de tudo que encontrei em revistas, livros e na internet sobre o assunto e organizei aqui, assim podemos variar as atividades em sala. Muitas delas já usei e foram um sucesso...
-
Jogo - Adivinhe quem é:
3. As consoantes fricativas e as líquidas devem ser alongadas, além de repetidas (por exemplo, [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s], [s-s-s-s-s].
4. Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em palavras diferentes.
Depois de as crianças terem se familiarizado com o jogo, você pode transferir a elas o controle. Assim que o nome de uma criança for adivinhado, ela mesma pode dar a pista para o próximo nome: “Estou pensando no nome de alguém, que começa com [som].
★ Consoantes oclusivas ou plosivas: são as consoantes pronunciadas fechando-se totalmente o aparelho fonador, sem dar espaço para o ar sair. São oclusivas as seguintes consoantes: p, t, k, b, d e g.
★ Consoantes fricativas: são as consoantes pronunciadas através de uma corrente de ar que se fricciona em um obstáculo. São fricativas as seguintes consoantes em português: f, j, s, ch, v e z.
★ Consoantes líquidas: é o grupo que engloba as consoantes vibrantes e as consoantes laterais. São líquidas em português: r, rr. l e lh.
MEU NOME É DIFERENTE.
PODE ATÉ HAVER OUTROS IGUAIS.
MOSTRA UM POUCO DE MIM
E FOI ESCOLHIDO POR MEUS PAIS.
DJENANE ALVES
EU TENHO UM NOME
E VOCÊ TAMBÉM TEM
VOU APRENDER A ESCREVÊ-LO
E VOCÊ TAMBÉM.
DJENANE ALVES
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM,
O MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NUMA FOLHA DE JASMIM.
TRADIÇÃO POPULAR
QUEM QUISER SABER MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NA CAMPINA,
QUE MEU NOME ESTÁ ESCRITO
NO LENCINHO DAS MENINAS.
TRADIÇÃO POPULAR
Fazer bingo de nomes: Cada criança pode preparar sua cartela do jogo.
Se quiser aproveitar a imagem ao lado, salve-a primeiro no seu computador para que a impressão fique melhor.
· Jogo da memória: Pode ser feito com nomes e fotos.
· Usar a "preguicinha" para que as crianças descubram os nomes dos colegas.
· Quebra-cabeça:
O professor recorta três tiras de cartolina e escreve em cada uma um nome de aluno com letra de forma.
Usa uma cor para cada nome.
Recorta as tiras separando as letras e coloca os pedaços em um envelope. (Fazer vários envelopes).
Dividir a sala em grupos.
Cada grupo ganha um envelope.
Os grupos devem pegar os pedaços e formar os nomes.
- Material necessário: Um barquinho de dobradura.
- Os alunos devem estar sentados em círculo e passando o barco de mão em mão.
- A cada volta do barquinho, cada criança deve falar um nome que corresponda à solicitação do professor. Exemplos de comandos:
- Nomes que comecem com a letra…
- Nomes que terminem com a letra…
- Nomes com tal número de letras…
-
- A cada rodada, o professor deve mudar o comando.
Material: fichas com os nomes das crianças e três caixas de sapato.
Finalidade: Terminar primeiro os nomes da caixa.
Números de participantes: Total de alunos divididos em três grupos.
Regras:
- Organizar as crianças em três filas e deixar uma caixa na frente de cada fila.
- Cada caixa deverá conter os nomes das crianças daquela fila.
- Dado um sinal, na ordem da fila, cada criança procura seu nome na caixa e, encontrá-lo, corre para o final da fila permitindo que o seguinte prossiga o jogo.
- Ganha a competição o grupo que terminar primeiro.
Cada criança pega um crachá e não deixa que os colegas vejam. A turma forma uma roda e todas ficam assentadas. Uma criança corre em volta da roda enquanto todas as crianças cantam:
O nome tem 6 letras.
Termina com A.
Começa com…
Rima com a palavra…
- Mostrar 5 nomes para a turma ler. As crianças escondem o rosto e o professor esconde um nome. As crianças devem adivinhar o nome que sumiu.
- Fazer acróstico com os nomes.