Batalha de Palavras

Batalha de Palavras




O jogo Batalha de Palavras é um recurso didático feito para auxiliar o professor em sala de aula, facilitando a aprendizagem dos alunos.

Objetivos didáticos:
- Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras menores;
- Identificar a sílaba como unidade fonológica;
- Segmentar palavras em sílabas;
- Comparar palavras quanto ao número de sílabas.


Comecei usando esse jogo com a turma toda. Dividi a turma em dois grupos e sorteei um representante de cada grupo para virar uma carta. Após as cartas serem viradas, a turma analisava a figura da carta quanto ao número de sílabas e definia o grupo vencedor.

*Antes de jogar, explorar todas as imagens das cartas do jogo para que as crianças saibam (e você também) nomeá-las. Muitas imagens deixam dúvidas.

Muito interessante também para os professores que têm acesso ao projetor interativo é o jogo baseado no “Batalha de Palavras” – denominado “Duelo das Palavras” que segue as mesmas regras do jogo do CEEL. Neste, a turma vai poder visualizar melhor e participar da comparação dos nomes das figuras de cada carta.

O jogo pode ser usado também na sala de informática, com os alunos utilizando o computador em duplas e registrando o próprio nome no quadro que aparece no início do jogo.

jogo online
Duelo das Palavras

O jogo Batalha de Palavras ajuda as crianças em nível pré-silábico a perceberem que as palavras são formadas por sequências sonoras e muitas despertam para o registro de suas escritas espontâneas, seguindo essa regra.

Outro jogo que segue a mesma ideia do jogo do CEEL é o do TRILHAS: Batalha dos Nomes.


Outra sugestão para trabalhar com as crianças no nível pré-silábico e silábico é o “Duelo de Letras” – online


jogo online

Duelo das Letras – Jogo online

Este jogo pode ser jogado por duas crianças ou uma criança contra o computador.

Cada jogador tem sua vez para jogar. É sugerida uma letra para o primeiro jogador que deverá procurar uma imagem com o nome iniciado com aquela letra. Caso não exista uma imagem, o jogador deverá apertar o botão “Pular”. Cada acerto vale um ponto e cada erro será uma estrelinha perdida.

2 comentários:

  1. TRABALHEI NA SALA DE RECURSOS COM UM ALUNO AUTISTA.UM ATENDIMENTO AGRADÁVEL E FACILITOU A APRENDIZAGEM

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desse jogo também. Facilitou bastante minha turma na transição do nível pré-silábico para o nível silábico.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...