Faniquito e siricutico no mosquito


Faniquito
 
 
Autor: Jonas Ribeiro
Ilustrador: André Neves
Sinopse
Frederico é um mosquito mal-educado. Ele quer entrar em certa casa de qualquer jeito, mas a janela não deixa. Por isso ele tem faniquito, dá siricutico e faz mil grosserias. Até que, de repente, descobre que algumas palavras são mágicas e podem abrir a janela ou qualquer porta.

 



As boas maneiras são práticas que devem ser construídas desde cedo com as crianças. A criança aprende observando o exemplo na família, na escola e na comunidade em que ela vive.
É importante a criança saber utilizar, no momento certo, as palavras que abrem qualquer “porta”. E saber a importância de se ter bons modos, gentileza, respeito, consideração e de ser amável com os outros.

“Os defeitos dos pais são os pais dos defeitos dos filhos”. André Bergé (educador francês)

Aproveitei o trabalho  com o livro para trabalhar com alguns direitos de aprendizagem que vão ajudar no desenvolvimento de escrita, leitura e matemática na minha turma.

  • Conversei com a turma sobre o significado de “faniquito” e de “siricutico”.

- Faniquito: palavra, usada para designar um ataque nervoso passageiro e sem gravidade.

Ter um faniquito é muito comum nas crianças, que em certa idade ficam nervosas e irritadas, quando querem fazer algo que não podem e são contrariadas, reagindo com choro e irritação. (http://www.significados.com.br/faniquito/)

- Siricutico: ansioso, nervoso, curioso. (http://www.dicionarioinformal.com.br/siricutico/)

 

  • Diferenciar letras de números e outros símbolos.


DSC06739DSC06740

2

 

  • Reconhecer as letras do alfabeto.
  • Conhecer a ordem alfabética.

Faniquito

 

  • Identificar semelhanças sonoras em rimas.

    Faniquito
  • Atividade para reconhecimento de palavras utilizando estratégia de uso de pistas para decodificação (leitura).
Faniquitofigurinhas
DSC06753
 
  • Baralho de sílabas para trabalhar a composição de palavras.
jogo das sílabasJogo das sílabas
DSC06746
Esse jogo foi montado para as crianças trabalharem em grupo.
 
 
  • Palavras Mágicas:
Palavras mágicasDSC06751
 
 
  • Atividade para reconhecimento e identificação de quantidades.
Jogo de dado   Nessa atividade utilizamos um dado grande feito com caixas de leite. A criança sorteada joga o dado e todos juntos identificam a quantidade e colorem no papel.

  DSC06755

 

- Vídeo com a história:

- Atividades para download
- Música: Palavrinhas Mágicas - Angélica

5 comentários:

  1. Boa tarde Iara
    Fiquei curiosa com a indicação deste livro e fui vê-lo no You tube
    E fiquei apaixonada com a história
    As sugestões de atividades que você disponibilizou são excelentes
    Eu amei.. Parabéns pela criatividade e competência
    Um carinhoso abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gracita! Adoro essa história. Tenho um vídeo dos meus alunos contando essa história. Ficou muito lindo... Já trabalhei com essa história algumas vezes e sempre tive vontade de compartilhar. Nesse ano contei essa história utilizando uma televisão de caixa de papelão que arrumei emprestada na escola, recontei com as imagens que tenho no meu computador e ainda mostrei o vídeo que citei na postagem. Infelizmente não tenho o livro, mas tenho a intenção de comprar.

      Excluir
  2. Oi Iara!
    Acompanho e utilizo suas atividades com meus aprendizes no reforço escolar. Sempre encantada com seu trabalho, me apropriei de um dos meus blogs para divulgar seu trabalho. Espero que aprove. Faço de coração! O que é bom deve ser conhecido e multiplicado.Conte sempre comigo! Confira a postagem nesse link:http://psicopedagogialudica.blogspot.com.br/2015/03/vogaisconsciencia-fonologica.html
    Abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Professora,
    Parabéns pelo excelente trabalho. fiquei inspirada para trabalhá-lo também. Muito obrigada pelo compartilhamento. Fica aqui o meu abraço de agradecimentos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...