Parlenda dos dedinhos

Leitura de Parlenda:



"DEDO MINDINHO

SEU-VIZINHO

PAI DE TODOS

FURA-BOLO

MATA-PIOLHO".

          PARLENDA POPULAR



-Trabalhei a quantidade cinco.

-Montamos a parlenda. As crianças tentaram descobrir a fichinha certa pelo som da primeira letra das palavras.

-A parlenda foi colada no caderno de leitura e lida em casa junto com a família.



 




-Dei uma mãozinha para cada criança e elas fizeram a reescrita da parlenda. Aproveitei para verificar o nível de escrita de cada uma.

 


- Montei um joguinho para brincar em sala.
 PARLENDA1
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
- E vou usar esse na aula de informática:

image
 
 

8 comentários:

  1. Olá, adoro sua atividades para as aulas de informática, gostaria de saber se vc utiliza power point para montar as atividades ou o flash.
    Joelma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Joelma! Que bom que você tem gostado das atividades. Eu gosto de trabalhar é com o flash. O programa dá muitas opções para os jogos.

      Excluir
  2. boa noite Iara, tudo bem? espero que sim e que esteja em paz. Muitíssimo obrigada pela atividade que foi enviada ao meu e-mail. Seu blog é simplesmente maravilhoso, suas ideias são ótimas e tem otimizado meu trabalho de alfabetização com minha turma de primeiro ano.
    Deus abençoe a sua boa vontade de trabalhar e compartilhar suas experiências.
    Um grande abraço
    Ana Lucia

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Iara! Tudo bem? Assim como você, também sou apaixonada pela alfabetização, amo o meu trabalho e me dedico muito sempre. Gostaria de saber se você tem atividades específicas para alunos de nível pré-silábico, pois estou trabalhando com uma turma onde boa parte dos alunos estão nesse nível, estão começando a descobrir a escrita com letras e apresentam o que muitos estudiosos chamam de realismo-nominal, pois escrevem de acordo com o tamanho da coisa, outros escrevem letras e letras sem parar, sem nenhum valor sonoro, muitas tem hipótese de variedade, gostaria de receber algumas dicas, pois estou maravilhada com seu trabalho, parabéns mesmo, ajude-me por favor pois ainda não tenho muita experiência, Desde de já agradece por campartilhar suas ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A turma que peguei esse ano também está no nível pré-silábico. Então todas as atividades que fiz em minha última postagem é para trabalhar com essa turma (http://matosmedeiros.blogspot.com.br/2015/03/faniquito-e-siricutico-no-mosquito.html#.VQ3yho7F8bg). Mas encontrei um caderno em um site que vale a pena vc ler: http://www.profdomingos.com.br/guia_planejamento_orient_did_primeira_volume_um.pdf
      Na escola em que trabalho tem um livro bem interessante que vale a pena você ler tb. Vou descobrir o título e depois posto para vc.

      Excluir
  4. Ola bom dia!
    Poderia me ajudar, a minha filha recebeu o tema da feira de cultura sobre a Parlenda dos dedinhos
    Leitura de Parlenda:



    "DEDO MINDINHO

    SEU-VIZINHO

    PAI DE TODOS

    FURA-BOLO

    MATA-PIOLHO".

    PARLENDA POPULAR
    ela precisa fazer uma maquete do dedo mindinho.

    Poderia me ajudar com ideias?

    Att,

    Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andressa!
      Será que cada integrante do grupo representará um dedo? Ela poderia representar com massinha. Faria a mão toda e daria um destaque para o mindinho, quem sabe colocando-o um pouco mais alto. Difícil dar sugestão sem saber qual a ideia para a parlenda toda, pois acredito que se for um trabalho em grupo, deveria ser representado da mesma forma para todos. Não sei se fui clara... Espero ter ajudado. Um abraço.

      Excluir
  5. Olá boa noite. Quando era pequena brincava de seu mindinho, seu vizinho, pai de todos... No final fazíamos algumas perguntas. Cadê o docinho que estava aqui? O gato comeu. Cadê o gato? Foi pro mato. Cadê o mato? Pegou fogo. Cadê o fogo? A água apagou. Cadê a água? O boi bebeu... Mas não me lembro do restante das perguntas. Brinco muito com meu neto e ele adora. Vc saberia o restante dessas perguntas??? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante...